3 fatos incríveis sobre a população da Índia

Muitos sabem que a população da Índia é enorme – mais de um bilhão de pessoas!  Mas às vezes pode ser difícil realmente compreender esses números.  Neste post, vou tentar colocar os dados em um contexto um pouco mais acessível.

gente no taj mahalA Índia é o país com a segunda maior população no mundo, atrás apenas da China.  Quantas pessoas tem na Índia?  No censo de 2011 – o mais recente no país – foi registrada uma população indiana de 1.210.726.932.  E este número continua subindo (embora não tão rápido como antes) – a população da Índia já passou os 1,25 bilhões e, segundo os prognósticos, vai ser a maior do mundo (superando a da China) dentro de uns 5-10 anos.

1,25 bilhões de pessoas!  Mas o que significa isso?

1. Uma em cada 6 pessoas no mundo é indiana.

Vou repetir isso para que vocês possam processar essa informação incrível: Atualmente, 1 em cada 6 seres humanos que vive no planeta Terra está dentro das fronteiras da Índia.

Segundo as estimativas, a população do planeta passou os 7 bilhões em 2011 ou 2012, e talvez já chegou aos 7,3 bilhões.  A matemática é simples agora: 1,25 bilhões de 7,3 bilhões = um pouco mais de 17% (ou 1/6) da população mundial está na Índia.

O que faz isso ainda mais incrível é o fato que a população da China é ainda maior!  A China e a Índia juntas têm uns 35% da população do planeta.  Quer dizer, mais de um terço da população mundial é chinês ou indiano!

2. A Índia tem mais gente que todos os 35 países das Américas juntos.

Nos anos que vêm, a população combinada dos 35 países da América do Norte, América do Sul, e o Caribe finalmente vai chegar a um bilhão de pessoas.  Isso para o vasto território do extremo norte do Canadá até o extremo sul da Argentina e do Chile – inclusive Brasil, Estados Unidos, e dezenas de outros países.

A Índia tem muito mais gente que esse enorme território inteiro – já atingiu um bilhão de habitantes faz décadas.

E não é só isso: Tem uns 50 países na África, com uma população combinada por volta de 1,1 bilhões.  Também tem uns 50 países na Europa, a população combinada deles sendo entre 700-800 milhões.  Quer dizer, a Índia também tem mais gente que o continente africano inteiro, assim como o continente europeu inteiro!

3. A Índia tem um estado (Uttar Pradesh) com uma população igual à do Brasil inteiro.

O Brasil é o quinto país mais populoso do mundo.  O último censo brasileiro, em 2010, registrou uns 190,8 milhões de habitantes no país; as estimativas dizem que este número provavelmente passou os 200 milhões nos últimos anos.

No estado mais populoso da Índia, Uttar Pradesh, foram registrados 199,8 milhões de habitantes no censo de 2011 (numa área quase igual à do estado de São Paulo); provavelmente já passou os 200 milhões naquele mesmo ano.  Quer dizer, só este estado indiano tem tanta gente quanto o país inteiro do Brasil!

**********

O que significa tudo isso para quem viaja na Índia?  Bom, é ótimo para quem não gosta de andar por ruas desertas!  Mas fora disso, é só mais uma coisa para se acostumar.  Quem viaja para qualquer país estrangeiro se adapta ao fato que a língua é diferente, a comida é diferente, e os costumes são diferentes – e na Índia, também se adapta a uma maior densidade de população (quer dizer, o fato que geralmente tem mais gente ao seu redor).

E essa densidade da população, como no Brasil, não é igual no país inteiro – pense na diferença entre os estados de Rio de Janeiro e Amazonas.  Tem umas 382 pessoas por km2, em média, na Índia – mas existe uma grande variação entre os estados de Bihar e Bengal Ocidental (com mais de 1000 pessoas por km2) e Arunachal Pradesh (com apenas 17 por km2).

**********

Bom, o jeito de viver em lugares distantes como a Índia pode ser exótico para nós às vezes, mas tem muito mais gente vivendo a vida daquele jeito – e achando que as nossas vidas são exóticas!



Sobre

Nasci nos Estados Unidos e vivi na Índia intermitentemente entre 2006 e 2014, em cidades como Ahmedabad e Mumbai. Atualmente moro em Minas Gerais. Já viajei em mais de 70 países, mas a Índia sempre vai ser muito especial para mim!

Publicado em Cultura Indiana Marcado com:
8 comentários sobre “3 fatos incríveis sobre a população da Índia
  1. Danielle disse:

    É gente demaaaaais! hehe

  2. Gal disse:

    Estou gostando tanto desse blog! Sempre me interessei pela India, mas ouvia tanta história fantasiosa que acabei deixando de ler sobre.
    Textos que descrevem aspectos bons, não tão bons assim e muito bons de um lugar, sem floreios, me faz sentir próxima do lugar que tanto gosto.
    Obrigada por compartilhar tão rico material!

  3. Melanie Alvarez disse:

    Minha prima ama a Índia,ela dança,acompanha,e eu acabei entrando nessa moda,só não tão quanto ela !

  4. Jovani disse:

    Olá, meu amigo! Tudo bem? Você saberia me informar o significado do nome das cidades Calcutá, Palitana e Varanasi? Obrigado.

    • Alex disse:

      Oi Jovani,

      Calcutá se chama “Kolkata” na língua local, mas ninguém sabe com certeza de onde vem este nome… a teoria mais popular é que tem alguma coisa a ver com a deusa hindu “Kali”… mas tem várias outras teorias também…

      O nome Varanasi vem dos nomes de 2 afluentes do Rio Ganges, perto da cidade: “Varuna” e “Assi”…

      Palitana eu não sei dizer…

      • Jovani disse:

        Obrigado pela disposição em responder. E parabéns pelo blog! E obrigado também por compartilhar conosco tuas experiências e conhecimento.

        Um abraço!

  5. Emmanuele Rolim disse:

    Cara, seu blog é muito bom. Obrigada pelas informaçoes nao sensasionalistas, e bem pontuais para um viajante de primeira viagem como eu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.