A Índia: Bicampeão da Copa do Mundo (de Críquete)!

Em um país com tantas religiões, o esporte de críquete é mais uma.  Igual ao futebol no Brasil, quem viaja para a Índia vai ver jovens jogando críquete em todo lugar – nas ruas, nas praias, nas praças, nos campos.  Você já se perguntou por que a Índia – com uma população de mais de um bilhão de pessoas – nunca consegue mandar uma seleção para a Copa do Mundo de futebol?  É porque todo mundo está jogando críquete!

O esporte de críquete tem as suas origens na Inglaterra e é muito popular em várias ex-colônias britânicas, inclusive na Índia, Paquistão, Bangladesh, Austrália, Nova Zelândia, e África do Sul.  A seleção da Índia é quase sempre muito boa.  Existem várias versões do esporte – inclusive uma versão popular em que cada partida dura cinco dias!  (Com muitas pausas para chá, claro!)

Igual à Copa do Mundo de futebol, tem uma Copa do Mundo de Críquete a cada quatro anos; a mais recente, em 2015, foi a 11ª edição do torneio.  Jogam a versão de críquete de um dia “só”.

E ao contrário da seleção indiana de futebol, a seleção indiana de críquete faz sucesso na Copa do Mundo!  Ganhou a Copa pela primeira vez em 1983.  Foi vice-campeão em 2003, perdendo para a Austrália no final.  Em 2011, a Índia foi sede do torneio (com Bangladesh e Sri Lanka) pela terceira vez (também em 1987 e 1996) – e o povo indiano tinha altas expectativas da seleção.  Eu estava em Mumbai naquela época, assistindo todos os jogos com os amigos!

A seleção indiana jogou muito bem na primeira fase, ganhando quatro jogos e perdendo só um, com um empate.  Depois conseguiu derrotar a seleção australiana nas quartas de final, avançando para enfrentar Paquistão nas semifinais.  A rivalidade Índia-Paquistão em críquete é quase como Brasil-Argentina em futebol – menos violento, mas talvez ainda mais intenso com as tensões políticas entre as duas potencias nucleares.

O país para quando rola qualquer jogo importante contra o Paquistão – imagina nas semifinais da Copa!  O país inteiro estava assistindo o jogo; eu fui assistir no telão em um hotel.

Felizmente, a Índia ganhou, passando para a final contra Sri Lanka.  Essa final foi quase um anticlímax depois da semifinal tensa contra Paquistão… mas a Índia ganhou!  As ruas do país inteiro encheram com o povo celebrando a grande vitória da Índia – bicampeão da Copa do Mundo de Críquete!
india na copa do mundo de críquete




Sobre

Nasci nos Estados Unidos e vivi na Índia intermitentemente entre 2006 e 2014, em cidades como Ahmedabad e Mumbai. Atualmente moro em Minas Gerais. Já viajei em mais de 70 países, mas a Índia sempre vai ser muito especial para mim!

Marcado com:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.