Bem-vindo ao Tudo Índia!

Namastê!

Eu decidi lançar o Tudo Índia para fornecer um recurso abrangente sobre a Índia para brasileiros que estiverem interessados neste país fascinante.

A Índia é um lugar incrivelmente diverso e complexo – eu já passei anos da minha vida lá, e ainda tenho muito mais para conhecer.  Já tem muitos sites em inglês com informação sobre o país, mas eu percebi que estava faltando um bom site na língua portuguesa com dicas úteis para viagens na Índia, amplas informações sobre a cultura da Índia, perfis de lugares interessantes na Índia, etc.

O Tudo Índia vai oferecer tudo isso em um site dinâmico.  O objetivo é ficar sempre ampliando e atualizando o site, adicionando novas páginas interessantes e expandindo as informações apresentadas nas páginas que já existem.  Nas semanas e meses que vêm, por exemplo, vou adicionar um glossário de termos indianos (inclusive da culinária indiana) e mais páginas sobre diversos aspectos da cultura da Índia.  Também vou retratar os perfis de outros destinos interessantes no país.

O blog do site também vai ser atualizado com frequência, apresentando temas informativos e divertidos relacionados à Índia, novidades da Índia e do site, e relatos sobre a experiência de viver e viajar no país.

Espero que o Tudo Índia lhe seja interessante, informativo, e útil!

Alex



Sobre

Nasci nos Estados Unidos e vivi na Índia intermitentemente entre 2006 e 2014, em cidades como Ahmedabad e Mumbai. Atualmente moro em Minas Gerais. Já viajei em mais de 70 países, mas a Índia sempre vai ser muito especial para mim!

Publicado em Tudo Índia
23 comentários sobre “Bem-vindo ao Tudo Índia!
  1. Sueli Souza disse:

    Meu destino para 2017…

  2. Elisa disse:

    Olá Alex, muito legal seu blog. Parabéns!

    Eu estou indo p índia agora em Fevereiro e confesso que ainda estou bem insegura.
    Vou principalmente p melhorar meu inglês e trabalhar na minha área (marketing) durante 6 meses. O que vc acha disso, acha que a índia é um bom lugar p desenvolver o inglês?

    Minhas inseguranças se dão principalmente por eu ser mulher e ler tanta coisa horrível contra as mulheres aí. Estou apavorada! 🙁 Fora isso tem a questão da higiene tb, estão me dando um coquetel de vacinas antes de eu pisar aí.

    Vou ficar em Nova Déli, vc tem algumas dicas de segurança para nós?

    • Alex disse:

      Oi Elisa! Bom, a Índia não é o melhor lugar no mundo para melhorar o seu inglês, mas também não é o pior… os indianos usam muitas expressões/palavras que nenhum americano/britânico/australiano entende, e também têm sotaques bem diferentes… Dito isso, você vai achar muita gente que fala inglês em Nova Déli (indianos e não), aí você vai ter muitas oportunidades de praticar e se acostumar a conversar na língua inglesa… é só tentar ficar um pouco atenta às “peculiaridades” do inglês indiano… faça amizades com indianos e também com anglofalantes não-indianos, e fale com eles sobre essas diferenças! Pretendo escrever (ao menos) um post sobre o inglês indiano em algum momento, pode ser que você já esteja na Índia… 🙂

      Sobre segurança: infelizmente, Nova Déli não foi a melhor escolha nesse aspecto… é conhecida entre os indianos (das outras regiões do país) como uma cidade que tem mais riscos para mulheres (inclusive mulheres indianas)… é aconselhado não caminhar pela cidade a noite sozinha, por exemplo (e isso é uma dica que eu não precisaria dar a uma mulher visitando Mumbai ou Bangalore, por exemplo)… fora disso, o mais importante é usar roupa bem discreta e modesta (como as mulheres indianas usam), mesmo quando você viajar fora de Déli… também pretendo escrever mais detalhes sobre este assunto em algum momento, mas espero que isso ajude pelo momento… 🙂

  3. Mara disse:

    Se faz necessário mencionar a Gaia India Brasil em Franca SP , loja muito legal , tem muitas coisas legais , de muito bom gosto , rua majos claudiano 2249 centro franca sp 16 3017-5659

    • Alex disse:

      Oi Mara! Não tenho conexão decente de internet no momento (estou em Ladakh, no Himalaia), mas vou adicionar sua loja no diretório dentro de alguns dias… obrigado! 🙂

  4. Bruna disse:

    Olá, estou participando de uma simulação da ONU, na qual represento a Índia e estou tendo uma certa dificuldade com a vestimenta. Como uma mulher indiana se vestira em evento que exige traje executivo? Desde já agradeço a atenção.

    • Alex disse:

      Oi Bruna,
      Geralmente, nestes contextos, uma mulher indiana simplesmente usaria uma versão mais formal das roupas tradicionais indianas.
      A mais tradicional seria o SARI (um pedaço de tecido de 5-8 metros de comprimento em que a mulher se enrola). É a roupa indiana mais tradicional, e tem centenas de estilos mais ou menos formais.
      Outra opção seria um KURTA ou KURTI (um tipo de blusa longa, tipicamente usada com alguma calça tipo leggings, e frequentemente também com um tipo de “xale” chamado de dupatta.)
      Estou preparando uma página sobre a roupa indiana, mas acho que não vou poder botar no site até depois do teu evento (pois estou em uma região da Índia onde não tenho internet muito boa), então você pode procurar “sari” e “kurti” no Google para ver fotos… aliás, temos uma lista das lojas indianas no Brasil, se você quiser procurar para comprar… 🙂
      http://tudoindia.com.br/lojas-indianas-no-brasil/

  5. José Roberto disse:

    Boa tarde Alex,

    Estou fazendo um trabalho sobre a cultura e arquitetura indianos, e pretendo adicionar um texto do seu blog a respeito da dança indiana. Para isso, preciso da sua autorização e, caso autorize, do seu nome (mesmo que abreviado) para a inclusão da bibliografia, segundo as normas da ABNT. Espero que possa ajudar.

  6. Boa noite,

    Que bom um blog em língua portuguesa trazendo informações valiosas e interessantes sobre a Índia.

  7. Luiz disse:

    Em primeiro lugar: Parabéns pelo site. Realmente muito bom.
    Tenho uma duvida em relação ao Visto e nao consigo achar a resposta (o consulado nao responde email…).
    Estou com o visto Business em mãos. Vou visitar uma empresa na India com fins, se nos acertarmos, de consultoria em um primeiro momento. Se eu fechar esta consultoria tenho q voltar ao Brasil para tirar Visto de Trabalho? Seria um grande transtorno. Já encontrei várias informações conflitantes….

    • Alex disse:

      Oi Luiz,
      Que eu saiba, nunca é possível tirar um visto indiano de trabalho, em nenhum caso, sem voltar para o seu país…
      Mas: Você tem certeza que vai precisar mesmo do visto de trabalho? Se o caso é só uma consultoria externa, em que você não está com um *emprego fixo* nesta empresa, mas só trabalha para eles como consultor externo independente, acho que você não precisaria do visto de trabalho… tenho quase certeza que você teria que continuar fazendo este trabalho na Índia com o visto de negocios mesmo…
      Se seria como consultor interno, sim, precisaria voltar para o Brasil…

      • Luiz disse:

        Pois é Alex, concordo contigo.
        Mas como comentei antes, nada de resposta do Consulado ou Embaixada…
        Se algum dia descobrir algo, volto a comentar!
        Abraço!

  8. Edson Araujo disse:

    Olá querido Alex,

    Meu nome e Edson sou proprietário da Loja da Índia e estou muito feliz com sua iniciativa, e gostaria de forma uma parceria nesse blog, com o intuito de agregar mais informações para seu publico,

    • Alex disse:

      Oi Edson,
      Obrigado por escrever! Você pode me mandar uma mensagem em tudoindia[arroba]gmail.com (ou através da página do Tudo Índia no Facebook), com mais detalhes sobre que tipo de parceria que você tem em mente. Fico no aguardo da sua mensagem.
      Alex

  9. Singrid Teixeira disse:

    Olá Alex, tudo bem?

    Primeiramente parabéns pelo seu site. Muito legal…

    Meu nome é Singrid Teixeira, acabo de ser contratada para ser representante de vendas de uma empresa de Turismo indiana aqui no Brasil e gostaria de estreitar o meu contato com você.

    Por favor, você teria um e-mail e um telefone que eu pudesse conversar com você?

    Aqui eu te passo os meus contatos de e-mail e telefone, para que a gente consiga seguir nesta conversa.

    singridteixeira@gmail.com
    11 95356 5510

    Fico no aguardo do seu retorno.

    Atenciosamente,

    Singrid Teixeira

  10. Ana Sofia Aguiar disse:

    Boa tarde, chamo-me Ana Sofia. Estou a adorar ler e conhecer o seu site. É super interessante!! Muitos parabéns!! No entanto necessito de fazer um trabalho sobre a Índia e gostaria de obter a sua autorização para poder retirar informação, bem como o seu nome completo se possível. Percebi que viveu na Índia durante alguns anos, e foi devido a essa vivência que obteve estas informações ou consultou algo? As vezes fala em números e percentagens, é possível indicar-me a fonte? Peço desculpa, não estou a desconfiar de si, a professora é que é bastante exigente. Muito obrigada pela sua atenção, aguardo por uma resposta sua. Continuação de optimo trabalho 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.