Carnaval em Goa, Índia

Você sabia que tem Carnaval na Índia?  É verdade!  Passamos o Carnaval este ano em Goa, uma ex-colônia portuguesa no litoral ocidental da Índia, que é o único lugar na Índia onde se celebra o Carnaval.

IMG_9327

O menor estado da Índia, Goa faz parte do país só desde 1961.  Antes disso, era uma colônia de Portugal por muitos séculos – enquanto a maioria do subcontinente indiano fazia parte do império britânico.  Foram os portugueses que, nos anos 1500, levaram a tradição de Carnaval para Goa.

IMG_9352

Mas não pense que o Carnaval de Goa é como os carnavais do Brasil!

Apesar do nome desta praça, não vimos nada de samba aqui!

Apesar do nome desta praça, não vimos nada de samba aqui!

O foco das celebrações são os desfiles que ocorrem nas cidades principais do estado, inclusive a capital Panjim (Panaji), Mapusa, Margão, e Vasco de Gama.  Cada cidade tem só um desfile durante os 4 dias do Carnaval – este ano, Panjim tinha desfile no sábado, Mapusa na terça, etc.  Os desfiles têm carroças de organizações e escolas locais.

IMG_9386

IMG_9421

Este ano, a maioria das carroças tinha temas ambientais ou sociais – falando para não jogar lixo no mar, não cortar as árvores, acabar com o trabalho infantil, praticar tolerância religiosa, etc.

IMG_9423

IMG_9456

Umas poucas carroças tinham bandas tocando música.  A maioria tinha só caixinhas de som – algumas com músicas tradicionais da região (na língua konkani) e outras com músicas ocidentais.  Atrás de cada carroça, tinha um povo da organização/escola dançando – mas não sempre muito animado ou sincronizado!

IMG_9447

IMG_9416

Além dos desfiles, tinha uns palcos onde tocavam bandas locais, umas barraquinhas com comida, etc.

IMG_9478

Fora das cidades que tinham desfiles, não vimos nada de Carnaval em nenhum canto – e quem só ficou perto da praia durante esses 4 dias provavelmente nem ia saber que estava rolando Carnaval nas cidades do interior!  Ouvimos falar que alguns bares ou boates tinha noites especiais com o tema de “carnaval”, mas não estavamos hospedados em um bairro com muita vida noturna.

Então, vale a pena visitar Goa para o Carnaval?  Bom, não vale a pena planejar sua viagem especificamente com este objetivo.  Não tem muita folia, não tem festa na rua, não tem blocos animados, nada disso.  Mas para quem já estiver viajando nesta parte da Índia na época do Carnaval, pode ser interessante passar por Goa durante esses dias para ver como o povo daqui comemora o evento.  E se você não se interessar nas celebrações – sempre tem as praias por perto!

Sobre

Nasci nos Estados Unidos e vivi na Índia intermitentemente entre 2006 e 2014, em cidades como Ahmedabad e Mumbai. Atualmente moro em Minas Gerais. Já viajei em mais de 70 países, mas a Índia sempre vai ser muito especial para mim!

Publicado em Cultura Indiana
6 comentários sobre “Carnaval em Goa, Índia
  1. Edla disse:

    Muito interessante!GOSTEI de saber.já passei um carnaval no Rio de Janeiro e muito animado.

  2. Dete Araujo disse:

    ola! Parabens pelo blog! Tá muito legal!

    Estou procurando agencia e viagem na india. Estarei indo sozinha e não quero me arriscar. Você conhece alguma que eu possa cotar preço e que não seja cara?

    • Alex disse:

      Oi Dete! Eu nunca usei nenhuma agência de viagem para viajar para a Índia, então não tenho nenhuma para indicar. Mas tem grupos no facebook (por exemplo “brasileiros viajantes na Índia”) onde você pode pedir indicações de gente que viajou para a Índia recentemente com agências… sugiro que você pergunte lá!

    • jay indiano disse:

      Olá dete,, eu sou jay, eu sou da Índia, vivendo no Brasil, eu estou viajando na Índia, em outubro, se você quiser saber qualquer tipo de informação ou ajuda que você pode me perguntar qualquer momento, o meu e-mail, jayindiano66 @ gmail .com

  3. Anônimo disse:

    🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.