As cidades mais limpas e sujas da Índia

IMG_0225Semana passada, saiu um novo ranking das cidades mais limpas e sujas da Índia.  Este ranking faz parte da campanha “Swachh Bharat Abhiyan” (Missão Índia Limpa) do governo indiano, uma campanha que foi lançada em outubro de 2014 com o objetivo de limpar as ruas e cidades do país.  Segundo as novas estatísticas do governo, a cidade mais limpa da Índia é Mysore, enquanto a cidade mais suja da Índia é Dhanbad.

Nesta pesquisa, 73 cidades indianas foram avaliadas em 6 aspectos quantificáveis de saneamento básico e higiene (coleta de lixo, etc.)  É importante notar que a pesquisa trata só da limpeza das ruas e infraestrutura das cidades, não do ar – Nova Délhi aparece como a quarta cidade mais limpa da Índia nesta lista, apesar de ser considerada a cidade com o ar mais poluído do mundo inteiro em outra pesquisa recente (ainda mais que as cidades poluídas da China!)

Então, abaixo segue as 10 mais limpas e as 10 mais sujas cidades da Índia (com as classificações de algumas outras cidades notáveis incluídas também):

1. Mysore, Karnataka
2. Chandigarh
3. Tiruchirapalli (Trichy), Tamil Nadu
4. Nova Délhi
5. Visakhapatnam, Andhra Pradesh
6. Surat, Gujarat
7. Rajkot, Gujarat
8. Gangtok, Sikkim
9. Pimpri Chinchwad, Maharashtra
10. Mumbai (Bombaim), Maharashtra

11. Pune, Maharashtra
12. Navi Mumbai, Maharashtra
14. Ahmedabad, Gujarat
16. Panjim, Goa
19. Hyderabad, Telangana
27. Shimla, Himachal Pradesh
29. Jaipur, Rajasthan
36. Chennai, Tamil Nadu
38. Bangalore, Karnataka
47. Agra, Uttar Pradesh
55. Kochi (Cochim), Kerala
57. Jodhpur, Rajasthan

64. Kalyan Dombivili, Maharashtra
65. Varanasi, Uttar Pradesh
66. Jamshedpur, Jharkhand
67. Ghaziabad, Uttar Pradesh
68. Raipur, Chhattisgarh
69. Meerut, Uttar Pradesh
70. Patna, Bihar
71. Itanagar, Arunachal Pradesh
72. Asansol, Bengal Ocidental
73. Dhanbad, Jharkhand

Para quem conhece bem a Índia, não tem muitas surpresas na lista.  Chandigarh em particular é conhecida como uma cidade muito “verde” (em comparação com o resto da Índia!) e foi avaliada a segunda mais limpa cidade indiana nesta pesquisa.  E tenho certeza que nenhum indiano se surpreendeu ao ver que várias cidades do sul e do estado de Gujarat receberam avaliações boas – e que várias cidades dos estados de Jharkhand, Bihar, e Uttar Pradesh (inclusive Varanasi) receberam avaliações péssimas no assunto de sujeira.

Tem só algumas poucas cidades que eu esperaria ver mais altas na lista, como Kochi – é o foco da maior área metropolitana do estado de Kerala, que geralmente é mais progressivo em assuntos ambientais que o resto do pais.  Mas no geral, as cidades das regiões indianas que são conhecidas como as mais “avançadas” eram também avaliadas como as mais limpas, enquanto as estatísticas mostraram que as cidades das regiões que os próprios indianos consideram mais “atrasadas” são também as mais sujas.

Mysore, a cidade mais limpa da Índia, também tem muita cultura e história para conhecer – então se você estiver planejando uma viagem para a Índia, pense em incluir esta cidade no seu roteiro!  E provavelmente você nem ia pensar em visitar Dhanbad, oficialmente a cidade indiana mais suja – mas agora tem mais um motivo para evitá-la!

Sobre

Nasci nos Estados Unidos e vivi na Índia intermitentemente entre 2006 e 2014, em cidades como Ahmedabad e Mumbai. Atualmente moro em Minas Gerais. Já viajei em mais de 70 países, mas a Índia sempre vai ser muito especial para mim!

7 comentários sobre “As cidades mais limpas e sujas da Índia
  1. Alex, meus parabéns pelo seu texto !
    Pela primeira vez na vida vejo alguém descrever a Índia como eu a vejo.
    Viajo constantemente para lá pois sou Terapeuta Ayurvédica e membro do Movimento Internacional para a Consciência de Krishna – ( Hare Krsna ) portanto aproveito minhas viagens também para peregrinação e história que eu amo. Adorei sua visão do que representa a Índia hoje em dia. Porque o que publicam é muito cruel e especulativo.
    Na verdade pura ignorância de quem nunca se aprofundou naquela cultura tão rica e viciante. Sou louca pela Índia !
    Namaste !

  2. Edivane da Silva disse:

    Parabéns! Eu amo a India!!!

  3. Simone El Hani disse:

    Namaskar
    Estou gostando de ler o teu blog. Prático e com boas dicas. Você realmente sabe ensinar o caminho das Índias.
    Morei lá e gostei muito! Pretendo retornar.
    A tua descrição sobre a India está muito boa e envolvente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.