Na comunidade indiana de Malásia

Little India 1
Eu e a Dani estamos viajando atualmente na Ásia – por isso a falta de postagens no Blog Tudo Índia recentemente.  No momento estamos na Malásia – um país com 2,5 milhões de pessoas de descendência indiana, uns 8% da população e uma das maiores comunidades indianas fora do subcontinente indiano.

Malásia é um país muçulmano e a maioria das pessoas que são etnicamente malaias são aderentes do islã, mas as comunidades chinesa e indiana no país são grandes – por isso tem muitos budistas e hindus aqui.  A comunidade indiana na Malásia data da época colonial britânica dos dois países, e os indianos tinham (e ainda têm) muita influência na cultura malaia, inclusive na sua culinária.  Existe muito da Índia aqui.

Muitas cidades têm bairros chamados de “Little India” – que realmente são como pequenas Índias transportadas para o território malaio.  As ruas destes bairros estão cheias de indianos, os restaurantes têm comida indiana, e as lojas vendem artigos indianos – roupa indiana, bijuteria indiana, altares com deuses indianos, basicamente tudo que se pode comprar em qualquer rua da Índia.

Aqui na capital malaia de Kuala Lumpur, tem dois Little Indias!  Nos últimos dias antes do festival de Diwali (também chamado de Deepavali), que foi celebrado anteontem, os indianos de Kuala Lumpur estavam comprando roupa nova, doces, e tudo que precisavam para do festival.

Little India 2

Little India 3

LIttle India 4

A grande maioria dos indianos aqui são tâmils e outros povos do sul do país.  O mais antigo templo hindu da Malásia é o Sri Mahamariamman Temple, construído em um estilo típico do sul da Índia.

templo sri mahamariamman 1

templo sri mahamariamman 2

Um dos mais importantes sítios hindus fora do subcontinente indiano se encontra aqui na Malásia.  Chamado de “Batu Caves”, é uma série de grutas em que foram construídos templos dedicados a vários deuses hindus.  O mais importante é dedicado ao deus Murugan – um deus especialmente importante para os indianos tâmils.  As grutas são muito populares entre hindus do mundo inteiro para peregrinações, sobretudo no festival tâmil de Thaipusam (em janeiro/fevereiro).

Com mais de 40 mêtros de altura, a grande estátua do Murugan (que se encontra ao lado dos 272 degraus que levam para a entrada da gruta) é a segunda mais alta estátua de uma deidade hindu no mundo.

 

IMG_46599

Batu Caves 2

Batu Caves 3

Batu Caves 4

Batu Caves 5

Mais uns detalhes da “Little India” de Kuala Lumpur:

Little India b1Little India b2Little India b3Little India b4

Mais Índia em breve! 🙂

Sobre

Nasci nos Estados Unidos e vivi na Índia intermitentemente entre 2006 e 2014, em cidades como Ahmedabad e Mumbai. Atualmente moro em Minas Gerais. Já viajei em mais de 70 países, mas a Índia sempre vai ser muito especial para mim!

Marcado com:
3 comentários sobre “Na comunidade indiana de Malásia
  1. Edla disse:

    Lindo!!perfeito

  2. Rogeria nogueira dos santos disse:

    Obrigado por tudo eu estoi adorado tudo, porque eu sou apaixonada por coisas por tudo na Índia

  3. maria helenavidal paereira disse:

    eu vi doces como posso compar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.