Amanhã, um homem de uma antiga casta “intocável” vai se tornar presidente da Índia

Um dos artigos muito populares do Blog Tudo Índia é nossa introdução ao sistema de castas da Índia, em que eu falei não só da história desse sistema, mas também de como ele afeta a vida dos indianos hoje em dia.  Naquela postagem, no contexto do progresso que está acontecendo (embora muito lentamente) na sociedade indiana, mencionei que esse progresso até levou um dalit a ser eleito presidente da Índia.  Isso aconteceu em 1997 – e amanhã, segunda-feira dia 24 de julho de 2017, a Índia vai ter o seu segundo presidente dessas castas mais baixas, o Ram Nath Kovind.

(Note: “Dalit” é um termo que se refere a um membro das antigas castas “intocáveis” – o termo “intocável” não está mais em uso na Índia hoje em dia, e é considerado altamente politicamente incorreto.  Se você não entende nada disso de castas e dalits, pode ler o artigo sobre as castas para entender melhor o significado dessa notícia!)

Ram Nath Kovind - novo presidente da Índia

Ram Nath Kovind, o novo presidente da Índia (foto: Terapanth)

Na Índia, de fato, a posição de presidente é mais ou menos “simbólica” – a grande maioria do poder político executivo fica com o primeiro-ministro (atualmente Narendra Modi).  Mesmo assim, é um grande evento ver um dalit chegar nos mais altos níveis do governo indiano.  Não faz tanto tempo que a prática de intocabilidade reinou por todas as populações de todas as terras hindus (e, como falamos no artigo sobre o sistema de castas, ainda é praticado por muitos indianos hoje em dia, de algum jeito ou outro).  Mas agora, pela segunda vez, um dalit vai ser presidente da Índia, governando até sobre o povo das castas históricas mais altas (quer dizer, os brâmanes, etc.)

O primeiro dalit a ser eleito presidente da Índia foi K.R. Narayan, que ocupou este cargo de 1997 a 2002.  Logo depois, de 2002 a 2007, a Índia tinha seu primeiro presidente muçulmano, A.P.J. Abdul Kalam – e logo depois disso, de 2007 a 2012, Pratibha Patil virou a primeira mulher a ocupar a presidência do país.

O presidente da Índia desde 2012 é Pranab Mukherjee; ele decidiu não tentar se reeleger este ano.  Em uma votação na quinta passada, Ram Nath Kovind ganhou a presidência indiana, cargo de que ele vai tomar posse amanhã.

Só mais um último detalhe muito interessante sobre essa notícia: A outra candidata nessa eleição também era dalit!  Sim, a Índia tinha uma eleição para decidir a presidência do país, e os dois candidatos eram membros das antigas castas intocáveis!  Ram Nath Kovind, o novo presidente dalit da Índia, é um membro do Bharatiya Janata Party (“BJP”), o principal partido da direita na Índia.  Sua adversária, Meira Kumar – representando o Indian National Congress (”Congress”), o principal partido da esquerda na Índia – é filha de Jagjivan Ram, um famoso político e grande figura histórica da comunidade dalit, que, na época em que a Índia ganhou a sua independência, tinha um papel importante nos primeiros grandes avanços realizados com respeito aos direitos dos dalits.

Apesar de ter ficado muito ocupado com trabalho recentemente, com pouco tempo para dedicar ao blog, eu queria compartilhar essa notícia com vocês.  É só mais um exemplo da complexidade da Índia – a mesma sociedade em que muitos ainda mantêm a ideia da intocabilidade das castas mais baixas, também acaba de eleger um homem de uma dessas mesmas castas como seu presidente!




Sobre

Nasci nos Estados Unidos e vivi na Índia intermitentemente entre 2006 e 2014, em cidades como Ahmedabad e Mumbai. Atualmente moro em Minas Gerais. Já viajei em mais de 70 países, mas a Índia sempre vai ser muito especial para mim!

Publicado em Cultura Indiana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.