5 indianos famosos que você deveria conhecer

Rápido – me dê os nomes de 5 indianos famosos!  “Bom, tem o Gandhi, e… ah… “

A Índia é um país em rápido crescimento – é a terceira maior economia do mundo, tem a segunda maior população, e – junto com o Brasil – faz parte do grupo de países “BRICS” de mercados emergentes.  Mas a verdade é que tem pouca gente no ocidente que sabe muito da sociedade indiana.  Quem são as pessoas mais famosas na Índia?  Quais indianos se destacam no mundo de cinema, de música, de esporte, etc.?

Todo mundo conhece o Gandhi.  (Note: é Gandhi, não Ghandi!)  E depois?  Neste post, vou lhes apresentar alguns dos indianos mais famosos e célebres em cinco campos diferentes: cinema, música, esporte, política, e negócios.

1. Shahrukh Khan

Shahrukh KhanShahrukh Khan é conhecido como o “Rei de Bollywood”.  Ele é o ator mais popular de Bollywood durante os últimos 20-25 anos – e um verdadeiro ícone cultural.  (Na Índia, só é preciso escrever “SRK” – todo mundo já sabe a quem se refere!)

Hoje em dia, a maioria dos grandes atores de Bollywood vem das grandes famílias dinásticas da indústria (os Kapoors, os Roshans, etc.) – mas o Shahrukh Khan nasceu em uma família normal de classe média, o que faz o imenso sucesso dele na indústria de Bollywood ainda mais incrível.  Ele estudou atuação em Nova Délhi, lançou uma carreira na televisão no final dos anos 80, e ganhou o seu primeiro papel em Bollywood no início dos anos 90.

Shahrukh teve muito sucesso nesses primeiros anos, com uma variedade de papéis de vilão, de comédia, etc.  Mas foi em 1995, com o filme romântico Dilwale Dulhania Le Jaayenge, que ele começou a virar o “rei”.  Este filme acabou sendo um dos mais icônicos da história do cinema indiano (e ainda está no cartaz em um cinema em Mumbai, depois de mais de 1000 semanas – sério!)  Depois, veio um grande papel romântico depois de outro para SRK – e muitos desses filmes ainda estão entre os filmes mais amados pelos fãs dos filmes românticos de Bollywood (Kuch Kuch Hota Hai, etc.)

Com esses filmes românticos, o Shahrukh Khan virou o maior astro de Bollywood – mas nos últimos 10-15 anos, ele evitou ser só “o ator romântico”, interpretando uma gama maior de papéis diferentes em filmes de todos os gêneros.

Hoje em dia, depois de uns 25 anos de carreira, quase todo filme do Shahrukh Khan ainda faz grande sucesso na bilheteria!  Ele já ganhou 14 prêmios Filmfare (basicamente o “Oscar indiano”) – inclusive 8 de melhor ator.  Bom, ele é o rei de Bollywood!

Conheça também:

Antes do Shahrukh Khan, o “superstar” de Bollywood nos anos 70 e 80 era Amitabh Bachchan, às vezes chamado de “Big B”; já com barba branca agora, ele ainda é muito popular e aparece em muitos filmes e propagandas.

Nas últimas décadas, são os “3 Khans” que dominam a indústria de Bollywood.  Além do Shahrukh, tem também o Salman Khan, que estrela muitos filmes de ação e “masala”, e o Aamir Khan, que geralmente estrela filmes mais “inteligentes” e de melhor qualidade cinematográfica.

Aishwarya Rai foi eleita Miss Mundo em 1994 e é a mais famosa atriz indiana no nível mundial – embora na Índia ela ainda é mais conhecida pela sua beleza que pelos seus talentos como atriz!  Priyanka Chopra, que também foi eleita Miss Mundo em 2000, é uma das atrizes mais populares de Bollywood na última década – e recentemente está fazendo sucesso em Hollywood também!

 

2. Lata Mangeshkar

Lata Mangeshkar

Foto: Bollywood Hungama CC BY 3.0

Se você já escutou umas músicas de Bollywood, tem uma boa probabilidade de você já ter escutado umas músicas da Lata Mangeshkar.  O nome dela apareceu nos livros de recordes como a cantora com mais gravações – supostamente mais de 10 mil músicas, para as trilhas sonoras de uns mil filmes indianos diferentes!  Estes números provavelmente eram exagerados – mas é verdade que a Lata já gravou uma quantidade incrível de músicas (sem dúvida milhares) para as trilhas sonoras de uma quantidade incrível de filmes.

A carreira da Lata Mangeshkar abrange mais de 7 décadas (!) – ela começou a cantar músicas para filmes de Bollywood nos anos 40.  Agora uma mulher velha, ela ainda canta umas novas canções de vez em quando.  Entre as músicas da Lata estão várias das mais amadas pelos fãs de Bollywood.

Já falamos aqui no Tudo Índia sobre o diverso ambiente linguístico da Índia, e a Lata também se destaca por cantar em muitas línguas diferentes – quem sabe quantas de verdade, mas eu já vi gente dizendo que ela cantou músicas em 36 línguas diferentes!

Aqui uma música popular e premiada da Lata Mangeshkar, do filme Kabhi Khushi Kabhie Gham.

Conheça também:

Lata Mangeshkar vem de uma família de cantores – e quase tudo que eu escrevi sobre a Lata, eu podia ter escrito também sobre a irmã dela, Asha Bhosle!  A Asha também cantou milhares de músicas para trilhas sonoras de centenas de filmes de Bollywood, em dezenas de línguas diferentes – e ela também é uma das cantoras mais populares na Índia desde os anos 40!

Na música clássica indiana, um nome que se destaca é Ravi Shankar, que tocava um instrumento indiano chamado sitar e virou talvez o músico indiano mais famoso no nível mundial – inclusive trabalhou extensivamente com George Harrison dos Beatles.

AR Rahman é um dos músicos mais populares das últimas décadas na Índia, e também ganhou fama mundial com a trilha sonora do filme Quem quer ser milionário – pela qual ele virou o primeiro indiano a ganhar um Oscar.

 

3. Sachin Tendulkar

Sachin Tendulkar

Foto: Bollywood Hungama CC BY 3.0

O esporte de críquete é uma religião na Índia – e Sachin Tendulkar é o deus mais importante dessa religião.  Ele é o Pelé da Índia, e talvez do esporte inteiro de críquete – pois Sachin não é só o melhor jogador de críquete na história da Índia, muitos consideram ele o melhor jogador na história do esporte, no nível mundial!

Inútil falar aqui de tudo que o Sachin realizou durante a longa carreira dele, pois poucos que leem este blog sabem de wickets e innings.  Mas é bom saber o nome dele se você vai interagir muito com homens indianos (sobretudo se você também for homem).  Mais cedo ou mais tarde, o nome Sachin Tendulkar provavelmente vai surgir em uma conversa.  E alguns indianos até ficam chocados ao encontrar alguém que não conhece o nome dele. “Mas ele é o melhor jogador na história de críquete!!! Como assim você não conhece???”

Agora você conhece.  E quando o seu amigo indiano pergunta, “Did you know he scored more international centuries than any other cricketer in history?” (“Você sabe que ele marcou mais ‘séculos’ internacionais que qualquer outro jogador na história de críquete?”), agora você pode balançar a cabeça e dizer que sim, você sabe!

Conheça também:

A maioria dos atletas mais famosos na Índia são jogadores (homens) de críquete – mas em outros esportes, tem muitas mulheres que se destacam!

A tenista Sania Mirza é uma das atletas mais famosas do país – e uma das mais bem-sucedidas no nível mundial.

Mary Kom é uma boxeadora do nordeste da Índia que ficou famosa no país quando ganhou a medalha de bronze nas Olimpíadas de 2012 em Londres.  Uns anos depois, um filme biográfico, chamado simplesmente de Mary Kom, foi feito sobre a vida dela – com a celebrada atriz Priyanka Chopra interpretando o papel titular.

O esporte de badminton não é muito popular no Brasil – mas é popular na Índia, e a jogadora Saina Nehwal é muito famosa no país.  Ex-número 1 mundial, ela também ganhou a medalha de bronze nas Olimpíadas de 2012 – e concorreu de novo no Rio.

 

4. Jawaharlal Nehru

Jawaharlal NehruTodo mundo conhece o nome do Mahatma Gandhi, que ficou famoso, por causa da sua filosofia de não-violência, durante a longa luta para a independência da Índia.  Mas o Gandhi não ganhou a independência da Índia sozinho.  Foi uma longa luta, com muitas figuras importantes ao longo dos séculos.  Com o Gandhi, o Jawaharlal Nehru também era um líder do movimento para a independência nos últimos anos do colonialismo britânico no país.

No final, a Índia ganhou a independência dos britânicos em 1947 – e o Nehru virou o primeiro primeiro-ministro da Índia independente, governando o país até a morte dele em 1964.  Ele ainda é muito respeitado e admirado na Índia hoje em dia.

Conheça também:

Narendra Modi foi eleito primeiro-ministro da Índia em 2014 – apesar de ser uma figura meio polêmica.  Ele é o primeiro-ministro atual da Índia.

 

5. Mukesh Ambani

Mukesh Ambani

Foto: World Economic Forum CC BY-SA 2.0

Já falamos aqui no Blog Tudo Índia sobre o fato que tem indianos super-ricos.  Mencionamos que a cidade indiana de Mumbai tem mais milionários e bilionários que São Paulo ou Rio – e o mais rico desses se chama Mukesh Ambani.  Ele era o 4º homem mais rico do mundo (!) faz uns anos, até a queda recente da rúpia indiana.

Você já se perguntou quem tem a casa particular mais valiosa do mundo?  É o Mukesh Ambani!  Ele tem uma casa em Mumbai de 27 andares, onde ele mora com a esposa e os 3 filhos (e quem sabe quantos empregados domésticos!)  Isso faz dele uma figura muito polêmica em uma cidade como Mumbai – onde tem milhares de pessoas morando em favelas não muito longe dessa mostra de ostentação.  (Já vi esta casa de perto e não é tão linda como você deve imaginar – mas vou falar mais sobre isso em outro post!)

De onde vem o dinheiro desse homem super-rico?  O pai do Mukesh, Dhirubhai Ambani, lançou uma empresa chamada de Reliance Industries, ficando rico inicialmente com têxteis, antes de lançar mais empresas em outras indústrias.  O grupo de empresas lançado por Dhirubhai Ambani cresceu muito. Quando o Dhirubhai morreu, já estava ativo em quase toda indústria que você pode imaginar – o Reliance tem empresas de aço e petróleo, canais de televisão e uma operadora de celular, supermercados e muitíssimo mais.  Depois da morte do Dhirubhai, os 2 filhos dele lutaram para controlar as empresas do pai; teve uma longa briga, e finalmente um tribunal dividiu o grupo de empresas em dois.  Agora Mukesh e seu irmão Anil são dois dos homens mais ricos do mundo.

Já que Mukesh Ambani, no mundo de negócios, é um homem muito importante no nível mundial, é bom saber quem ele é!

Conheça também:

Como mencionado acima, Anil Ambani, o irmão do Mukesh, também está entre os homens mais ricos do mundo – era o 6º mais rico antes da queda recente da rúpia.  Todo mundo diz que o Anil é um homem bem mais simples e menos polêmico que Mukesh – alguns amigos meus em Mumbai já falaram que às vezes se pode ver ele correndo de madrugada na praia com o povão!

Lakshmi Mittal é outro indiano que aparece nessas listas dos mais ricos do mundo – era o 3º mais rico do mundo faz uns anos!  O Sr. Mittal ganhou a fortuna dele com aço – e hoje em dia, é presidente da maior empresa de aço no mundo, ArcelorMittal.

**********

No futuro, vamos perfilar mais indianos famosos e interessantes aqui no Blog Tudo Índia.  Por agora, esperamos que esta postagem tenha te proporcionado um pouco mais de conhecimento sobre algumas das pessoas mais célebres da sociedade indiana – e se um conhecido indiano teu mencionar o nome de um deles, agora você vai saber de quem ele está falando!




Sobre

Nasci nos Estados Unidos e vivi na Índia intermitentemente entre 2006 e 2014, em cidades como Ahmedabad e Mumbai. Atualmente moro em Minas Gerais. Já viajei em mais de 70 países, mas a Índia sempre vai ser muito especial para mim!

Publicado em Cultura Indiana Marcado com: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.