Marayoor – Um destino fora da rota turística em Kerala

Hoje eu vou falar de um destino legal em Kerala que é pouco conhecido pelos turistas estrangeiros – Marayoor.

Localizado nas montanhas de Kerala, perto de Munnar, Marayoor é rodeada de paisagens lindas e caminhos interessantes, com um clima agradável.   A população da região é muito simpática e amigável; muitas pessoas param o que estão fazendo só para cumprimentar o estrangeiro que está passando pela região – e essas interações com a população local são autênticas, genuínas, e memoráveis.
menina em nachivayal, kerala
Uma viagem para Marayoor já vale a pena só pelo caminho lindo que você passa para chegar lá.
caminho de madurai para munnar
Nós chegamos de Madurai, mas o caminho de Cochin também é lindo, e imagino que o caminho de Coimbatore também seja! Vindo de Madurai, depois de passar pelas cidades de Theni e Bodinayakanur, o ônibus começa a subir um caminho estreito para dentro das altas montanhas dos Western Ghats, rumo a Munnar; a viagem demora mais de 5 horas.  Depois de chegar nas montanhas, o caminho passa por muitos campos de cardamomo…
plantação de cardamomo
… e depois disso começam as plantações de chá, a especialidade famosa da região de Munnar.
estrada para Munnar
plantações de chá
Munnar é um destino muito popular, sobretudo entre os turistas indianos, e também vale a pena visitar.  Mas para escapar da rota turística, você vai querer pegar outro ônibus de Munnar – e depois de mais uma hora e meia de viagem, você chega em Marayoor.

Se você está pensando em fazer uma viagem em Kerala, você não está sozinho – é um destino muito turístico por causa da sua história, cultura, e sobretudo sua beleza natural.  Marayoor é um lugar para escapar de tudo isso – ninguém vai te abordar na rua aqui para te vender lembrancinhas, serviços de guia turístico, artesanatos, etc., como em muitos lugares na Índia.

E o que tem para ver perto de Marayoor?  Aqui umas dicas para uma caminhada legal pela região:

Comece caminhando pela estrada na direção de Munnar por uns 3,5 quilômetros…
na estrada perto de Marayoor
na estrada perto de Marayoor 2
… até ver um ponto de ônibus e uma placa, no lado esquerdo, mostrando o caminho para Anackalpatty e Nachivayal.  (Você pode pegar um ônibus também para esse trecho.)  Pegue esse caminho na direção de Anackalpatty e Nachivayal – você vai entrar na única floresta natural de sândalo no estado de Kerala.
floresta de sândalo
Depois de um quilômetro, pegue a primeira esquerda de novo onde tem um grande tamarindeiro – ou você pode caminhar um pouco mais até uma ponte e seguir a trilha do lado do riozinho…
rio
… e depois voltar e dobrar no tamarindeiro.  Depois de um tempinho, você vai sair da floresta de sândalo e passar por uma paisagem variada até chegar no vilarejo de Nachivayal.
templo hindu em nachivayal, kerala
A produção de jaggery, um produto parecido à rapadura, é muito importante à economia da região; aqui que você vai começar a ver as fábricas deste produto – e as plantações de cana.

Em toda a região de Marayoor, e em toda essa caminhada, muitas crianças (e adultos) vão te cumprimentar com um “hello” exuberante – mas em Nachivayal, várias crianças pareciam nem conhecer essa saudação inglesa, e nos cumprimentaram em Malayalam, a língua local.
meninos em nachivayal, kerala
E muitos adultos nos cumprimentaram com um simples sorriso ou balanço de cabeça – mas de um jeito ou outro, todo mundo parecia feliz de nos ver passando pelo mundo remoto deles.
cortadoras de cana almoçando
É possível comprar água ou um lanchinho em Nachivayal, antes de continuar a caminhada; dobre à esquerda de novo depois da ponte na saída de Nachivayal (uns 2,5 quilômetros do tamarindeiro).  De lá, o caminho passa por muitas plantações de cana e vários pequenos produtores de jaggery.
plantação de cana perto de Marayoor, Kerala
cortando cana, perto de Marayoor, Kerala
moendo cana
Depois de mais uns 2 quilômetros, você chega a outro cruzamento.  Dobrando à esquerda aqui, você chega de volta em Marayoor em uns 5-10 minutos.  Mas se você não estiver muito cansado, dobre à direita e caminhe uns 2,5 quilômetros, e depois dobre à esquerda e caminhe mais uns 2 quilômetros, para ver os “dólmens” – estruturas pré-históricas (da idade de pedra), localizadas em cima de uma colina com vistas maravilhosas da região.
dolmens
Os historiadores acham que dólmens tipicamente eram construídos como túmulos, embora se pensa que alguns dos dólmens de Marayoor talvez eram moradias.  É um pouco difícil achar os dólmens; procure um caminho estreito de terra, do lado direito, subindo a colina.

Depois de visitar os dólmens, você pode continuar caminhando até chegar de volta na estrada principal de Marayoor, ou pode simplesmente pegar um autorickshaw de volta para Marayoor (eles passam por aqui e o trecho custa apenas 10 rúpias – mas talvez vai ter que dividir com mais 7-8 pessoas!)

Para fazer uma volta de autorickshaw para conhecer todos esses lugares, deve custar uns 350 rúpias e demorar umas duas horas – mas é altamente indicado fazer a caminhada para poder interagir com o povo no caminho!

E o que mais tem para ver perto de Marayoor?  Tem o Chinnar Wildlife Sanctuary (uma reserva de vida selvagem) e várias cachoeiras, mas esses lugares são longes demais para caminhar.  Pode chegar de ônibus ou de rickshaw; pergunte na sua pousada para os detalhes específicos de transporte.

Nós ficamos na pousada Marayoor Holidays e podemos recomendar o lugar (quarto 29 é ótimo, mas alguns outros quartos são menores).  Se você decidir visitar Marayoor e gostar do lugar, nos deixe saber!

Sobre

Nasci nos Estados Unidos e vivi na Índia intermitentemente entre 2006 e 2014, em cidades como Ahmedabad e Mumbai. Atualmente moro em Minas Gerais. Já viajei em mais de 70 países, mas a Índia sempre vai ser muito especial para mim!

Publicado em Dicas de viagem e destinos na Índia Marcado com: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.