Calcutá

A cidade de Calcutá (chamado de “Kolkata” na Índia) é uma das maiores cidades da Índia e o centro da cultura bengali (ou bengalês).  Também é a capital cultural do país, produzindo artistas de fama mundial, como o cineasta Satyajit Ray e o escritor/poeta Rabindranath Tagore (o primeiro não-europeu a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, em 1913).

Calcutá também é onde a famosa Madre Teresa trabalhou com os pobres durante várias décadas.  Ainda é a cidade com mais pobreza entre as principais cidades da Índia – embora seja muito rica culturalmente.  Calcutá é até conhecida na Índia como a “Cidade da Alegria” (“City of Joy”).

A maioria dos mochileiros ficam nos hotéis baratos do Sudder Street; quem quiser hospedagem de um padrão mais alto vai achar várias opções espalhadas pela cidade.  Tem várias estações ferroviárias na região metropolitana de Calcutá; a maior é na cidade de Howrah, do outro lado do Rio Hooghly.

O que conhecer em Calcutá

Victoria Memorial, arquitetura colonial em Kolkata (Calcutá)

Victoria Memorial

Arquitetura colonial – Calcutá era a capital da Índia durante quase 80 anos na época colonial britânica, e ainda restam muitos vestígios daqueles tempos.  O Victoria Memorial é o edificio colonial mais famoso e impressionante da cidade.  Esplanade é um distrito que vale a pena explorar.

Park Street – O lado novo de Calcutá, com restaurantes, bares, prédios de escritórios, e lojas de marca.

Maidan – O “pulmão” de Calcutá, o Maidan é um parque grande bem no meio da cidade caótica.

Casa de Madre Teresa de Calcutá – Um destino popular entre turistas e peregrinos é a casa onde Madre Teresa de Calcutá morou e trabalhou durante mais de 40 anos.  Um museu exibe alguns objetos da vida dela.  O túmulo de Madre Teresa está localizado aqui também.

Casa de Rabindranath Tagore – Outra casa popular entre turistas é a do Rabindranath Tagore, o mais famoso poeta da Índia.

Sunderbans – Calcutá  localizada no delta do Rio Ganges, onde o grande rio se divide em inúmeros rios menores e riachos.  O Sunderbans, perto da cidade, é o maior mangue litoral do mundo e um dos poucos lugares restantes onde se pode ver o famoso, mas ameaçado, tigre de bengala.

 

Leia também nossas páginas sobre Délhi e o Taj Mahal, ou procure hotéis em Kolkata aqui.