O cinema indiano

A Índia produz mais cinema que qualquer outro país do mundo – quase 2000 filmes no ano passado!  O cinema indiano é famoso no mundo inteiro por seus espetáculos de música, dança, e melodrama.

Cena de dança do filme Devdas (Bollywood)

Cena do filme ‘Devdas’

O filme indiano estereotípico realmente tem um pouco de tudo – três horas de romance, ação, drama, comédia, e mais, com várias músicas elaboradamente coreografadas no meio.  No cinema indiano, esses filmes são chamados de masala, uma palavra que significa “mistura”.  São os filmes mais populares entre o povo indiano, e também são amados por pessoas no mundo inteiro que gostam desse tipo de show exótico.

Mas a Índia também produz cinema mais sério.  Os filmes de Satyajit Ray, por exemplo, ganharam muitos prêmios em festivais internacionais de cinema como os de Cannes, Veneza, e Berlim.  Na Índia, este cinema do padrão internacional é chamado de parallel cinema – “cinema paralelo”.

Cena do filme bengali 'Pather Panchali', de Satyajit Ray

Cena do filme bengali ‘Pather Panchali’, do diretor Satyajit Ray

Muitos já ouviram falar de Bollywood, a indústria de cinema da língua hindi, com base na cidade de Mumbai (Bombaim).  Mas a Índia é um país com muita diversidade de povos e línguas, e Bollywood é só uma parte do cinema indiano!  Também tem Tollywood, Kollywood, e várias outras indústrias de cinema nas diferentes línguas faladas nas diferentes regiões do país.  (Leia nossa página sobre as línguas da Índia para mais informação sobre este assunto.)

Estas são as mais importantes indústrias de cinema na Índia:

Bollywood

Bollywood é só a terceira maior indústria de cinema da Índia hoje em dia quanto ao número de filmes produzidos, com 263 filmes em 2014 – mas ainda é a indústria de cinema indiano com mais influência e popularidade no nível mundial.  Tem gente no mundo inteiro que gosta dos filmes de Bollywood e dos seus grandes astros.

O nome Bollywood vem da combinação do nome da cidade Bombay (Bombaim) com Hollywood.  Alguns dos filmes mais importantes da história de Bollywood são Mughal-e-Azam, Sholay, e Dilwale Dulhaniya Le Jayenge.  Os três filmes indianos que foram indicados para o prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar eram todos de Bollywood – Mother India (1957), Salaam Bombay! (1988), e Lagaan (2001).  3 Idiots é um filme mais recente que ficou muito popular tanto na Índia como fora.

Shahrukh Khan e Kajol no filme Dilwale Dulhania Le Jayenge (Bollywood)

Shahrukh Khan e Kajol em ‘Dilwale Dulhania Le Jayenge’

Os grandes astros de Bollywood desfrutam de uma popularidade enorme na Índia.  Entre os principais atores da indústria hoje em dia estão Aamir Khan, Shahrukh Khan, Salman Khan, Hrithik Roshan, Ranbir Kapoor, e Akshay Kumar.  Amitabh Bachchan, o ator mais importante de Bollywood nos anos 70 e 80, já passou os setenta anos mas ainda é muito popular.

A lista das principais atrizes de Bollywood atualmente inclui Katrina Kaif, Deepika Padukone, Priyanka Chopra, Kareena Kapoor, Vidya Balan, e Anushka Sharma.  Da geração anterior, Aishwarya Rai (Miss Mundo 1994) é especialmente famosa, e os filmes de Kajol, Rani Mukerji, e Preity Zinta estão entre os mais populares.

Cinema bengali (Tollywood)

Entre as várias indústrias de cinema da Índia, o da língua bengali é o mais aclamado pela crítica.  Originalmente baseado no bairro de Tollygunge da cidade de Calcutá, foi denominado “Tollywood” em 1932 pela combinação de Tollygunge com Hollywood – e foi isso que inspirou o nome de Bollywood vários anos depois!

O “cinema paralelo” da Índia surgiu no cinema bengali nos anos 50, com diretores como Satyajit Ray.  Apesar de ser só a sétima maior indústria de cinema na Índia hoje em dia, com 135 filmes em 2014, o cinema bengali continua sendo o mais respeitado pela qualidade artística dos seus filmes.

Cinema tâmil (Kollywood)

A indústria de cinema tâmil é o mais importante do sul da Índia.  O nome Kollywood vem do bairro Kodambakkam na cidade de Chennai, um centro muito importante da produção cinematográfica para as várias indústrias de cinema do sul do país.  326 filmes foram produzidos na língua tâmil em 2014.  O maior astro do cinema tâmil é o lendário ator Rajnikanth, um verdadeiro ícone cultural do sul da Índia.

Cinema télugo

Mais filmes foram produzidos na língua télugo em 2014 que em qualquer outra língua indiana – 349 em total!  O maior complexo de estúdios no mundo para a produção de cinema é o “Ramoji Film City”, localizado na cidade de Hyderabad, o centro da produção de filmes télugos.

 

Leia também sobre 10 filmes indianos essenciais e 8 músicas indianas essenciais.