Dança indiana

A dança indiana pode ser dividida em três categorias – a dança indiana clássica, a dança indiana folclórica, e as dança indiana contemporânea.  Cada uma destas três categorias também é muito diversa, com vários estilos diferentes provenientes das diferentes culturas e regiões da Índia.

Dança clássica indiana

Oito estilos de dança são reconhecidas pela Academia Nacional Indiana de Música, Dança, e Drama como “danças clássicas indianas”.  Eles são Bharatnatyam, Kathak, Kathakali, Kuchipudi, Odissi, Manipuri, Mohiniyattam, e Sattriya.

Falamos em outras páginas do Tudo Índia sobre a diversidade do território que, hoje em dia, chamamos a “Índia”.  Durante a maioria da sua história, este território foi dividido em diversos reinos distintos; os britânicos, na época colonial, foram os primeiros a capturar quase o subcontinente indiano inteiro.  As diferentes regiões da Índia atual falam idiomas diferentes, comem comida diferente, etc. – e cada um das diversas danças indianas tradicionais vem de uma cultura e região diferente dentro do que atualmente é o país independente da Índia.

O que todos estes estilos de dança indiana têm em comum é que eles têm as suas origens nas artes e práticas religiosas do hinduísmo – e que geralmente envolvem um tipo de drama/teatro, em que os dançarinos “atuam” uma história (frequentemente da mitologia hindu) com seus movimentos corporais.



Bharatnatyam

Bharatnatyam vem de Tamil Nadu, no sul da Índia.  Originou-se nos templos hindus da região, e é tradicionalmente uma dança feminina.  É a dança clássica indiana mais conhecida e popular hoje em dia – tanto na Índia como fora.

Dança Bharatnatyam no Youtube

Kathak

Kathak vem do norte da Índia.  É especialmente orientada à arte de contar histórias mitológicas e folclóricas – katha significa história, e um kathak é literalmente “quem conta histórias”.  Existem três principais estilos da dança kathak, proveniente das cidades de Jaipur, Lucknow, e Benares (hoje em dia chamada de Varanasi).

Dança Kathak no Youtube

Odishi

Odissi vem de Odisha, no leste da Índia.  Foi originalmente uma dança feminina nos templos hindus da região (inclusive o famoso Templo do Sol).  Outro estilo de Odissi desenvolveu-se depois, também nos templos – este feito por meninos jovens vestidos de meninas.

Dança Odishi no Youtube

Kuchipudi

Kuchipudi vem do que agora é o estado indiano de Andhra Pradesh, no sudeste do país – Kuchipudi é o nome do vilarejo onde a dança se originou.  Os dançarinos de Kuchipudi tradicionalmente eram sempre homens brâmanes (vestidos de homens e mulheres), mas hoje em dia a dança é feita por dançarinos dos dois sexos.

Dança Kuchipudi no Youtube

Kathakali

Kathakali vem de Kerala, no sul da Índia.  Esta dança é tradicionalmente uma dança masculina, e é especialmente orientada à ideia de contar histórias.  Na língua sânscrita, katha significa “história/conto/narrativa” e kala significa “arte” – então o dançarino de kathakali conta histórias (tradicionalmente da mitologia hindu) através da sua arte.

Dança Kathakali no Youtube

Mohiniyattam

Mohiniyattam é outro estilo de dança de Kerala.  O nome Mohiniyattam vem de Mohini – um avatar (quer dizer, encarnação) feminino do deus hindu Vishnu.  Mohini é conhecida como uma mulher encantadora, e esta dança delicada geralmente é executada por uma só mulher.

Dança Mohiniyattam no Youtube

Sattriya

Sattriya vem da região de Assam, no nordeste da Índia; originou-se nos templos dos mosteiros da região.  As danças geralmente contam histórias de alguma encarnação do deus hindu Vishnu, sobretudo seu avatar de Krishna.

Dança Sattriya no Youtube

Manipuri

A dança Manipuri vem de Manipur, no extremo nordeste da Índia, perto da Birmânia.  É tradicionalmente executada por grupos de dançarinos dos dois sexos.

Dança Manipuri no Youtube

Dança folclórica indiana

Fora das danças clássicas indianas reconhecidas pela Academia, cada região da Índia tem suas outras danças tradicionais.  Existem dezenas e dezenas de estilos de danças folclóricas no subcontinente indiano, e geralmente estas danças combinam com as músicas tradicionais de cada região – e existe muita variação entre as músicas tradicionais das diversas regiões da Índia.  Aqui são só duas das tradições de danças folclóricas que se destacam na Índia.

Bhangra é uma dança tradicional da região de Punjab, no noroeste da Índia.  O povo punjabi é especialmente conhecido por amar música e dança – e bhangra é o mais famoso estilo de música e dança da região.  Além do bhangra tradicional, surgiu um novo estilo de bhangra moderna, que é especialmente popular entre punjabis na Índia e no exterior – e elementos de bhangra até entraram em várias músicas ocidentais nos últimos anos.

Garba e Dandiya são danças tradicionais de Gujarat, no oeste da Índia.  São especialmente associadas com o festival indiano de Navratri – que é uma festa especialmente importante neste estado, com grandes eventos onde todo mundo dança garba e dandiya. O dandiya é particularmente interessante – os dançarinos dançam com varas, cada um batendo as varas dos outros dançarinos ao longo da dança.

Além dessas danças, cada região da Índia tem suas próprias danças tradicionais – que geralmente são pouco conhecidas fora de cada região.

Dança contemporânea indiana

A forma de dança contemporânea que se destaca na Índia é a dança dos filmes indianos – sobretudo de Bollywood, a indústria cinematográfica da língua hindi.  Dança é uma parte integral dos filmes indianos.

Dança indiana no filme Devdas (Bollywood)Tipicamente, cada filme indiano inclui várias músicas coreografadas.  (Leia mais sobre o cinema indiano aqui – e veja também nossa lista de 10 filmes indianos essenciais.)  As músicas de Bollywood são incrivelmente populares na Índia, com vários canais de TV mostrando exclusivamente vídeos dessas músicas – e quando uma música fica muito popular, todo mundo conhece a dança.

A dança dos filmes de Bollywood (e dos outros filmes indianos) geralmente mistura influências de vários estilos de dança indiana clássica, tradicional, e moderna.  Nas últimas décadas, até ficou comum uma fusão de estilos de danças indianas com danças ocidentais – e isso para combinar com as músicas, que também refletem esta mistura das tradições indianas com as tendências do ocidente.

Alguns dos coreógrafos das danças de Bollywood até viraram celebridades – todo fã de Bollywood na Índia conhece os nomes de Farah Khan, Shiamak Davar, e Saroj Khan, por exemplo.  Shows de talento (inclusive vários com crianças) são extremamente populares na televisão indiana – e muitos são especialmente focados nestas danças de Bollywood.

Veja nossa lista de 8 músicas indianas essenciais; a página inclui os vídeos de umas das músicas mais clássicas de Bollywood.  As danças de alguns desses vídeos também são consideradas clássicos de Bollywood – por exemplo, no segundo vídeo na lista, a dança rola em cima de um trem em movimento!