Festivais indianos

É uma ótima experiência visitar a Índia na época de um dos seus fascinantes festivais.  Os festivais indianos mais famosos são Diwali e Holi, mas tem muitos outros ao longo do ano – e além das celebrações nacionais, cada região tem seus próprios festivais tradicionais.

Crianças brincando com pó colorido no festival indiano de Holi

Crianças brincando com pó colorido no festival de Holi

Lembre-se que as pessoas viajam muito nos feriados (tanto na Índia quanto no Brasil).  Uma viagem na Índia na época de Diwali, Holi, ou outro festival indiano importante pode ser comparada com uma viagem no Brasil na época do Carnaval – só com uma população muito maior!  Uma grande porcentagem dos indianos volta para as casas dos pais ou visita outros membros da família nesses dias.

Viajar nessas épocas do ano é ótimo para quem pensa em parar um tempinho para curtir o festival em uma cidade só. Mas pode ficar complicado para quem vai fazer uma visita curta e quer conhecer o máximo de cidades no mínimo de tempo – é mais difícil achar passagens de trem perto dos feriados, por exemplo.  Mesmo assim, os festivais indianos valem muito a pena e são indicados para quem puder aproveitar.

Holi

O festival das cores. Um grande festival no país inteiro, que ocorre em fevereiro ou março.  Todo mundo joga água (ou pó) colorido em todo mundo.  Não use sua roupa melhor!  As celebrações de Holi nas cidades de Mathura e Vrindavan são as mais famosas.
(Data de Holi em 2016: 24/3.  Data de Holi em 2017: 13/3)

Diwali

Diyas (lâmpadas tradicionais) no festival indiano de Diwali

Diyas (lâmpadas tradicionais) no festival de Diwali

O festival das luzes. Um grande festival no país inteiro, que ocorre em outubro ou novembro.  Tradicionalmente esta festa indiana é celebrado com diyas (pequenas lâmpadas) e um puja (ritual de veneração de um deus ou uma deusa) especial.  Hoje em dia, as ruas também enchem de jovens lançando todo tipo de bombinhas.
(Data de Diwali em 2016: 30/10.  Data de Diwali em 2017: 19/10)

Navratri

Significa “nove noites”, que são dedicadas à deusa hindu Durga; o décimo dia é celebrado como o festival de Dussehra.  Ocorre em setembro ou outubro.  As celebrações do estado de Gujarat são famosas pelas danças de garba e dandiya; nessa última, os dançarinos usam varas que batem nas varas dos parceiros.   No leste da Índia, o festival de Durga Puja, comemorado nos mesmos dias, é o maior festival hindu do ano.

Makar Sakranti

O festival da colheita; ocorre em janeiro.  É celebrado no país inteiro de jeitos diferentes, mas é um festival muito importante em Gujarat (onde é conhecido como Uttarayan).  Lá, os céus ficam cheios das pipas que todo mundo empina; muitos colocam cerol nas cordas e tentam cortar as linhas das pipas dos amigos.

Thai Pongal

Celebrado no estado de Tamil Nadu, nos mesmos dias que Makar Sakranti.

Ganesh Chaturthi

Um festival dedicado ao deus hindu Ganesh, celebrado em agosto ou setembro.  As celebrações em Mumbai e no resto do estado de Maharashtra são especialmente animadas; as ruas têm procissões grandes com estatuas do Ganesh, que as pessoas levam para imergir no mar ou num rio.

Onam

Uma grande celebração no estado de Kerala em agosto ou setembro, com música, dança, e regatas no estado inteiro.




Leia também nossas páginas sobre as religiões e a comida da Índia.