10 filmes indianos essenciais

Os filmes indianos são famosos no mundo inteiro como espetáculos de romance, música, dança, drama, comédia, ação, e mais – e vamos apresentar alguns dos mais importantes desses filmes aqui.

As obras nesta lista estão entre as mais influentes e notáveis filmes da Índia (não necessariamente nossos filmes indianos preferidos!)  A maioria dos títulos na lista são de Bollywood – a indústria cinematográfica da língua hindi, que produz os filmes indianos mais populares.

Em outras páginas no Tudo Índia, temos mais informações gerais sobre o cinema da Índia (Bollywood, Kollywood, Tollywood, etc.), além de uma lista de músicas essenciais das trilhas sonoras dos filmes indianos.  (O autor deste site trabalhou como ator e dublador em filmes e TV na Índia durante alguns anos – você pode ler um pouco mais sobre a história dele aqui.)

Achar filmes indianos dublados em português é muito dificil – mas é possível achar muitos filmes indianos legendados em português, inclusive todos os 10 filmes desta lista.

(Note: Esta é uma página nova no Tudo Índia; no futuro, esperamos apresentar ainda mais filmes indianos essenciais em várias categorias.  Por agora, esperamos que as informações sobre os filmes apresentados abaixo ajudem vocês a achar uns filmes indianos que lhes interessam!)

 

1.  Dilwale Dulhania Le Jayenge (1995)

Direção: Aditya Chopra
Elenco: Shahrukh Khan, Kajol, Anupam Kher, Amrish Puri

dilwale dulhania le jayenge

Se você pensa que muitos filmes de Bollywood são iguais, isso é porque tantos deles estão copiando o lendário filme Dilwale Dilhania Le Jayenge!  Muitos fãs de Bollywood conhecem toda cena, todo diálogo, todo olhar dos grandes astros Shahrukh Khan e Kajol.  Este filme quebrou recordes quando foi lançado, sendo o primeiro a ganhar mais de 1 bilhão de rúpias na bilheteria – e 10 Prêmios Filmfare (tipo o “Oscar indiano”).  E mais de 20 anos depois do seu lançamento em 1995, há um cinema em Mumbai onde ainda está em cartaz!  Todo dia, gente da cidade vai para o cinema para rir e chorar com este filme pela milésima vez.

Dos filmes românticos de Bollywood, Dilwale Dulhania Le Jayenge (também chamado simplesmente de “DDLJ”) é o mais amado pelo povo indiano.  As músicas do filme também são muito populares até hoje.

Como muitos outros filmes de Bollywood, DDLJ abrange comédia, drama, e romance, e trata de temas de família e tradição.  E nos últimos 20 anos, dezenas de outros filmes bollywoodianos já faziam homenagem a suas cenas mais dramáticas ou faziam referência às personagens de Raj e Simran, os dois apaixonados do filme.  O casal era tão popular que Shahrukh Khan e Kajol acabaram fazendo papéis de amantes em vários outros filmes indianos populares ao longo das últimas décadas!

 

2.  Sholay (1975)

Direção: Ramesh Sippy
Elenco: Amitabh Bachchan, Dharmendra, Sanjeev Kumar, Hema Malini, Amjad Khan, Jaya Bhaduri

Sholay

Sholay é talvez o filme bollywoodiano mais conhecido entre os cinéfilos ocidentais – e também é um dos filmes mais populares na Índia.  Apesar de ser muito influenciado pelos “westerns” de Hollywood, este clássico tem todos os elementos dos filmes “masalas” típicos de Bollywood – ação, romance, comédia, drama, aventura, e mais.

Mais de 40 anos depois do seu lançamento, o filme Sholay ainda é incrivelmente popular na Índia.  Muitas cenas de Sholay são icônicas no cinema indiano, e muitos diálogos do filme são profundamente enraizados na cultura popular indiana –  como “Tumhara naam kya hai, Basanti?” (“Como você se chama, Basanti?”) ou “Kitne aadmi the?” (“Tinha quantos homens?”)  O vilão Gabbar Singh é o vilão mais famoso da história de Bollywood, e a amizade entre Jai e Veeru no filme é considerada um modelo ideal para qualquer par de amigos indianos.

 

3.  Lagaan (2001)

Direção: Ashutosh Gowariker
Elenco: Aamir Khan, Gracy Singh

Lagaan

Lagaan é um dos três filmes indianos que já foram indicados para o Oscar de melhor filme estrangeiro na história deste prêmio – e o único a ser indicado nos últimos 25 anos.  O filme também ganhou vários prêmios em festivais internacionais de cinema, além de dezenas de prêmios na Índia – muitos desses pela atuação do ator Aamir Khan.

Lagaan conta a história de um vilarejo indiano, na época colonial britânica, que recebe a oportunidade de se salvar dos impostos opressivos dos colonizadores – se conseguirem derrotar os oficiais coloniais em uma partida do esporte britânico de críquete.  O filme dura 3 horas e 44 minutos – longo até para um filme de Bollywood! – mas já é considerado um clássico moderno do cinema indiano.

 

4.  Mughal-E-Azam (1960)

Direção: K. Asif
Elenco: Prithviraj Kapoor, Dilip Kumar, Madhubala, Durga Khote

Mughal-e-Azam

Quando foi lançado em 1960, Mughal-E-Azam foi o maior espetáculo já visto no cinema indiano.  Com cenários opulentos, este épico histórico foi a produção mais cara na indústria cinemática do país até então – e quebrou todos os recordes na bilheteria.  (Nenhum filme conseguiu superar Mughal-E-Azam na bilheteria indiana até Sholay – 15 anos depois.)

Mughal-E-Azam e sua trilha sonora ainda são considerados clássicos do cinema indiano.  O roteiro do filme (em hindi/urdu) e considerado quase poético.  Também foi o primeiro filme preto-e-branco de Bollywood a ser digitalmente colorido – e, em 2004, foi o primeiro filme no mundo a ser lançado de novo nos cinemas depois da colorização digital.

 

5, 6, 7.  A trilogia do Apu (1955-9)
[Pather Panchali (1955), Aparajito (1956), Apur Sansar (1959)]

Direção: Satyajit Ray

Trilogia do Apu

Estes filmes são os únicos desta lista que não são de Bollywood – são de Tollywood, a indústria cinematográfica baseada na cidade de Calcutá, que produz filmes na língua bengali.  O cinema bengali geralmente é considerado de maior valor artístico que os filmes de Bollywood – e o diretor bengali Satyajit Ray é o diretor indiano mais apreciado pelos cinéfilos ocidentais.  Os filmes da “trilogia do Apu” são três dos filmes mais apreciados dele.

A “trilogia do Apu” é bem diferente dos filmes indianos estereotípicos.  Os três ganharam muitos prêmios em festivais internacionais de cinema – inclusive nos festivais importantes de Cannes, Berlim, e Veneza.  Também influenciaram muitos grandes diretores de cinema no mundo inteiro.  Não são apenas considerados entre os melhores filmes indianos– também aparecem em muitas listas (publicados por organizações e revistas americanas e europeias) das melhores obras cinematográficas do mundo, na história de cinema.

 

8.  3 Idiotas (2009)

Direção: Rajkumar Hirani
Elenco: Aamir Khan, Kareena Kapoor, R. Madhavan, Sharman Joshi, Omi Vaidya, Boman Irani

3 Idiotas

O filme 3 Idiotas (ou 3 Idiots no original) foi muito popular não só na Índia, mas também fora.  Além de ser o primeiro filme a ganhar mais de 2 bilhões de rúpias na bilheteria nacional indiana, também quebrou todos os recordes para um filme indiano na bilheteria internacional – sendo popular na China, nos Estados Unidos, na Inglaterra, e em outros países.

Baseado em um livro escrito por um autor indiano muito popular, 3 Idiots ganhou muitos prêmios e virou um dos filmes indianos mais importantes da última década.

 

9.  Mother India (1957)

Direção: Mehboob Khan
Elenco: Nargis, Sunil Dutt, Rajendra Kumar, Raaj Kumar

Mother India

Em 1957, Mother India foi o primeiro filme indiano a ser indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro – o que nenhum outro filme indiano alcançou até mais de 30 anos depois.

A personagem principal do filme não só reflete o sacrifício de uma mãe indiana – ela também é metáfora para o país, a sua luta refletindo a luta da Índia (que tinha ganhado a independência dos britânicos apenas uma década antes.)  Quase 60 anos depois de seu lançamento, Mother India ainda é considerado um dos filmes mais significativos do cinema indiano.

 

10.  Salaam Bombay! (1988)

Direção: Mira Nair
Elenco: Shafiq Syed, Raghubir Yadav

Salaam Bombay!

Apesar de não fazer grande sucesso na bilheteria nacional indiana, Salaam Bombay! foi muito aclamado pela crítica internacional – e acabou sendo o segundo filme indiano a ser indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro.

O filme conta a história de meninos de rua na cidade de Bombay (Mumbai).  É especialmente notável por usar verdadeiros meninos de rua de Bombay como atores em papéis importantes!

 

Mais filmes indianos essenciais

Estes filmes também são notáveis por serem muito influentes ou populares na Índia e/ou no exterior:

Anand (1971)
Direção: Hrishikesh Mukherjee
Elenco: Rajesh Khanna, Amitabh Bachchan

Black (2005)
Direção: Sanjay Leela Bhansali
Elenco: Rani Mukerji, Amitabh Bachchan

Devdas (2002)
Direção: Sanjay Leela Bhansali
Elenco: Shahrukh Khan, Madhuri Dixit, Aishwarya Rai

Gol Maal (1979)
Direção: Hrishikesh Mukherjee
Elenco: Amol Palekar, Utpal Dutt, Bindiya Goswami

Guide (1965)
Direção: Vijay Anand
Elenco: Dev Anand, Waheeda Rehman

Hera Pheri (2000)
Direção: Priyadarshan
Elenco: Akshay Kumar, Paresh Rawal, Sunil Shetty, Tabu

Jodhaa Akbar (2008)
Direção: Ashutosh Gowariker
Elenco: Hrithik Roshan, Aishwarya Rai

Kabhi Khushi Kabhie Gham (2001)
Direção: Karan Johar
Elenco: Shahrukh Khan, Kajol, Amitabh Bachhan, Jaya Bhaduri, Hrithik Roshan, Kareena Kapoor

Kal Ho Na Ho (2003)
Direção: Nikhil Advani
Elenco: Shahrukh Khan, Preity Zinta, Saif Ali Khan

Kuch Kuch Hota Hai (1998)
Direção: Karan Johar
Elenco: Shahrukh Khan, Kajol, Rani Mukerji, Salman Khan

Lage Raho Munnabhai (2006)
Direção: Rajkumar Hirani
Elenco: Sanjay Dutt, Vidya Balan, Arshad Warsi, Boman Irani

My Name is Khan (Meu nome é Khan) (2010)
Direção: Karan Johar
Elenco: Shahrukh Khan, Kajol

PK (2014)
Direção: Rajkumar Hirani
Elenco: Aamir Khan, Anushka Sharma, Sanjay Dutt

Rang De Basanti (2006)
Direção: Rakeysh Omprakash Mehra
Elenco: Aamir Khan, Soha Ali Khan, Siddharth, Sharman Joshi, Atul Kulkarni, Kunal Kapoor

Swades (2004)
Direção: Ashutosh Gowariker
Elenco: Shahrukh Khan, Gayatri Joshi

Taare Zameen Par (2007)
Direção: Aamir Khan
Elenco: Darsheel Safary, Aamir Khan

 
Confira também nossa lista de 8 músicas indianas essenciais!