Glossário de palavras indianas

Você está procurando o significado de uma palavra indiana?  Esta página vai lhe ajudar com definições de um monte de palavras indianas – termos que você pode esperar encontrar em uma viagem pela Índia ou em textos sobre a Índia.

A lista inclui definições de algumas palavras comuns da língua hindi, além de outros termos relacionados a diversos aspectos da vida na Índia, como religião, entretenimento, transporte, e mais.

Para outras palavras indianas, veja abaixo.

Note: Este glossário é uma nova adição ao site.  Vamos continuar expandindo esta página com mais termos indianos – e também explicando alguns assuntos específicos com mais detalhes no nosso blog.  Curta a nossa página no Facebook (ou assine o blog) para ficar sempre atualizado com as novidades!



O glossário

Aarti

(hindi)
Aarti
é um ritual hindu muito típico, em que a luz de pavios em ghee (ou cânfora) é passada na frente de um deus como oferenda.  Geralmente isso acontece frente a um ídolo ou outra imagem do deus – mas também pode acontecer na frente de outra forma de deidade, por exemplo o Rio Ganges.  Este ritual é muito comum nas casas e nos templos da Índia inteira.  A palavra aarti também se refere às canções que os devotos cantam durante esta cerimônia religiosa.

 

AC / Non-AC

(inglês)
Ar condicionado / sem ar condicionado.  Na Índia, é muito comum ter a escolha entre essas duas opções – tem ônibus, vagão de trem, quarto de hotel, e até seção de restaurante, com ou sem ar condicionado.  (E geralmente é muito mais barato sem!)

 

Achchhaa

(hindi)
Literalmente “bom” – mas tem uma gama de usos: “OK”, “Tudo bem”, “Entendi”, “Hummm”, e muito mais.

 

Angrez

Estrangeiro.  O uso da palavra angrez na Índia é comparável ao uso da palavra “gringo” no Brasil e na América Latina.  Você, como uma pessoa ocidental viajando ou morando na Índia, seria um(a) angrezFirangi é outra palavra que significa a mesma coisa.

A palavra angrez data da época colonial britânica – originou como uma pronúncia indiana da palavra “English” (inglês).  Hoje em dia, basicamente todo estrangeiro é chamado de angrez (não só os ingleses) – especialmente os estrangeiros brancos.  A língua inglesa é chamado de angrezi.

 

Asana

(sânscrito)
Um asana é uma postura ou posição de yoga.

 

Ashram

Um ashram é uma comunidade espiritual.  Apesar de originalmente denominar um tipo de eremitério ou mosteiro, hoje o termo é utilizado para uma gama de centros espirituais e culturais, frequentemente estabelecidos para o estudo ou promulgação de espiritualidade, religião, yoga, meditação, música, ou outros tipos de conhecimentos indianos.

 

Autorickshaw

Um veículo motorizado com três rodas – é a versão motorizada do riquixá tradicional.  Muito comum na Índia, o autorickshaw geralmente funciona como um táxi (só que mais barato).  Os autorickshaws são muito barulhentos e os motoristas frequentemente desonestos, mas muitas vezes esses veículos são convenientes para se deslocar dentro das cidades da Índia.

 

Avatar

(sânscrito)
Incarnação.  O termo é muito utilizado para falar das diferentes incarnações dos deuses hindus – por exemplo, o deus hindu Vishnu tem 10 “avatares” diferentes.

 

Ayurveda

(sânscrito)
Ayurveda é um antigo sistema de medicina tradicional indiana.  Foi desenvolvido no subcontinente indiano em tempos antigos e ainda está em uso hoje em dia.

 

Baba

(várias línguas indianas)
Um termo de respeito ou honor para um pai, avô, ou outro homem mais velho e venerável.

 

Bhagavad Gita

Uma escritura clássica hindu, que faz parte do épico Mahabharata.  Contém o diálogo entre o príncipe Arjuna e o deus hindu Krishna.

 

Bhai

(hindi)
Literalmente
“irmão” – mas também funciona como “mano”.

 

Bhajan

Um tipo de canção devocional.

 

Bharat

(hindi)
Bharat é simplesmente o nome, na língua hindi, do país que chamamos Índia!

 

Bharatnatyam

Um tipo de dança indiana clássica, proveniente do estado de Tamil Nadu no sul da Índia.

 

Bollywood

A indústria de cinema da língua hindi (com base na cidade de Mumbai/Bombaim), que faz parte do cinema indiano.

 

Brâmane

A mais alta das antigas castas indianas.  (“Brâmane” é a ortografia portuguesa; na Índia esta casta é chamada de “brahmin”.)  Os Brâmanes tradicionalmente eram sacerdotes e estudiosos.

 

Casta

(português)
Uma das divisões da sociedade indiana.

 

Chakra

A palavra sânscrita chakra literalmente significa “roda”, mas ao longo dos anos começou a ser usada para se referir aos centros energéticos que existem no corpo humano segundo algumas tradições indianas.

 

Chalo!

(hindi)
Vamos!

 

Crore

Dez milhões (10.000.000) no sistema de numeração indiano.  Geralmente é escrito 1,00,00,000.  (Veja também lakh.)

 

Dalit

Um dalit é um membro de uma das castas mais baixas da Índia – os párias, antigamente chamados de “intocáveis”.

 

Desi

(hindi/inglês)
Indiano, ou que vem da Índia.

 

Dhaba

(hindi/panjabi)
Restaurante simples.  Termo frequentemente utilizado para aqueles restaurantes bem simples onde os ônibus indianos param no meio do caminho.

 

Dhanyavaad

(hindi)
Obrigado.  Shukriya é outra palavra que significa a mesma coisa – mas a frase inglesa “thank you” é talvez o jeito mais comum para expressar agradecimento na Índia hoje em dia!

 

Dhobi

(hindi)
Pessoa que lava roupa; também chamado de dhobi-wallahDhobi ghat é o nome do lugar onde eles lavam roupa – o mais famoso e maior é o “Mahalakshmi dhobi ghat” em Mumbai.

 

Dil

(hindi)
Coração.

 

Dost

(hindi)
Amigo.  Dosti significa “amizade”.

 

Firangi

Estrangeiro.  O uso da palavra firangi na Índia é comparável ao uso da palavra “gringo” no Brasil e na América Latina.  Você, viajando ou morando na Índia, seria um(a) firangiAngrez é outra palavra que significa a mesma coisa.

 

Ganges

(português – chamado de “Ganga” em sânscrito/hindi)
O Ganges é um rio que passa pelo norte da Índia e que é sagrado no hinduísmo.  É até considerado uma deusa nesta religião e chamado de “mãe ganga”.  Apesar disso, hoje em dia é um dos rios mais poluídos no mundo.

 

Garam

(hindi)
Quente.  Garam masala é uma mistura “quente” de temperos.

 

Ghat

Uma escada que desce para um rio (ou outra massa de água); os ghats dos Ganges, em cidades sagradas como Varanasi, são os mais famosos do país.  O termo também se refere a umas cadeias montanhosas na Índia (os “Western Ghats” no oeste do país e os “Eastern Ghats” no leste.)

 

Gompa

(tibetano)
Mosteiro do budismo tibetano.  Na Índia, ha gompas principalmente na região de Ladakh, no extremo norte do Himalaia indiano.

 

Guru

Um guru é um mestre espiritual.  Ele (ou ela) ensina – mas também guia os seus discípulos na sua autoaprendizagem.

 

Haveli

Uma casa tradicional.  Os havelis do estado indiano de Rajastão são os mais famosos.

 

Henna

Henna é um tipo de planta – mas a palavra tipicamente é usada para se referir a uma tinta que é feita desta planta.  Esta tinta é especialmente utilizada entre as mulheres do subcontinente indiano (e também dos países árabes) para fazer desenhos nas mãos e nos pés, em casamentos e outros eventos especiais – os desenhos feitos com a tinta da henna se chamam mehndi.

 

Himalaia

O Himalaia é a cordilheira montanhosa mais alta do mundo, que passa pelo norte da Índia.

 

Kama Sutra

O Kama Sutra é um antigo texto hinduísta sobre a arte de amar e fazer amor.  Embora conhecido no ocidente como um tipo de “manual de posições sexuais”, este manual só faz parte do texto do Kama Sutra – o resto fala de amor e desejo no geral.

 

Kathak

Um tipo de dança indiana clássica do norte da Índia.

 

Kathakali

Um tipo de dança indiana clássica, proveniente do estado de Kerala no sul da Índia.

 

Kirtan

Um tipo de canção devocional coletiva.

 

Kollywood

A indústria de cinema da língua tâmil (com base na cidade de Chennai), que faz parte do cinema indiano.

 

Kshatritya

Uma das antigas castas indianas.  Os Kshatriyas tradicionalmente eram guerreiros.

 

Lakh

Cem mil (100.000) no sistema de numeração indiano.  Geralmente é escrito 1,00,000.  (Veja também crore.)

 

Mahabharata

Um épico sânscrito que é um dos livros mais sagrados do hinduísmo.  O Bhagavad Gita faz parte do Mahabharata.

 

Maharaja

(sânscrito – tipicamente escrito “marajá” em português)
Maha
significa “grande”, e raja significa “rei” – então um maharaja é um “Grande Rei”.

 

Maharani

(sânscrito)
Maha
significa “grande”, e rani significa “rainha” – então uma maharani é uma “Grande Rainha”.

 

Mandala

(sânscrito)
Um símbolo circular que representa o universo; hoje em dia, o termo é frequentemente utilizado para qualquer representação geométrica do cosmo.

 

Mandir

(hindi)
Templo.

 

Mantra

(sânscrito)
Um mantra é uma frase, palavra, ou até sílaba, que um praticante (de uma de várias religiões indianas) repete, em voz alta ou só na sua mente, na crença de que esta frase, palavra, ou sílaba tem algum tipo de poder espiritual.  Em sânscrito, man significa “mente” e tra significa “instrumento”, então um mantra pode ser descrito como um “instrumento da mente”.  A maioria dos mantras vêm da língua sânscrita.

No sentido mais simples, a sílaba “Om” pode ser considerado um mantraOm Namah Shivaya é um mantra popular entre os devotos do deus hindu Shiva.  Entre os devotos do Krishna, o mantra essencial (que eles chamam de “maha mantra”) é: Hare Krishna Hare Krishna, Krishna Krishna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama, Rama Rama Hare HareMantras também existem fora do hinduísmo – por exemplo, o mantra mais famoso do budismo tibetano é Om Mani Padme Hum.

 

Marajá

(português)
Marajá é a ortografia portuguesa para a palavra sânscrita maharaja – que significa “grande rei”.

Masala

(hindi; tipicamente escrito “massala” em português)
A palavra “masala” significa “mistura” em hindi.  Esta palavra se usa em diversos contextos na Índia, por exemplo os seguintes:
(1) Misturas de temperos (garam masala sendo a mais famosa), utilizadas na culinaria indiana.
(2) Misturas de fragrâncias em incenso.
(3) Os filmes típicos indianos que misturam “um pouco de tudo” (romance, ação, drama, comédia, música, dança, etc.) em um filme só – esses são chamados de “masala films” na Índia.

 

Mehndi

Aqueles desenhos que as mulheres indianas fazem com henna nas mãos e nos pés – inclusive nos casamentos indianos.

 

Monção

(português – “monsoon” em inglês)
A monção é a época de chuvas fortes na Índia e nos países asiáticos vizinhos.  Quase não chove o resto do ano – mas chove muito durante a época das monções.

 

Murti

(sânscrito)
Estatua ou ídolo, especialmente de uma deidade indiana.

 

Namaskar

(sânscrito)
Uma saudação tradicional hindu que significa mais ou menos a mesma coisa que namastê.  Dependendo da região, namaskar pode ser utilizada para mostrar um grau mais alto de respeito em contextos mais formais ou para cumprimentar um grupo de várias pessoas.

 

Namastê

(sânscrito)
Uma saudação tradicional hindu.  Tipicamente traduzido mais ou menos como “te saúdo reverencialmente” ou “me curvo diante de ti”, o namastê é tradicionalmente acompanhado por uma leve inclinação do corpo, com as mãos juntas na frente do peito.  (Você pode ler muito mais informações sobre o significado de namastê no nosso blog.)

 

NRI

(inglês)
Non-Resident Indian (“indiano não-residente”).  Termo utilizado para falar de qualquer pessoa de origem indiana que não mora atualmente na Índia.  Um NRI é um indiano que mora na Inglaterra, nos Estados Unidos, no Canadá, na África – ou até no Brasil!

 

Odissi

Um tipo de dança indiana clássica, proveniente do estado de Odisha no leste da Índia.

 

Om

Um som sagrado que serve como mantra no hinduísmo e em várias outras religiões indianas.  O símbolo que representa o som “om” tem significados diferentes nas diferentes tradições espirituais da região.  Entoar este som é comum durante uma variedade de orações, cerimonias, e outras práticas espirituais e meditativas das religiões indianas.

 

Pandit

Um estudioso ou professor de qualquer campo de conhecimento hindu.

 

Pani

(hindi)
Água.

 

Pashmina

Um tipo de lã de caxemira com fibras muito finas, tipicamente usada na produção de xales.  Muitos xales vendidos no ocidente com este nome não são feitos do verdadeiro tecido de pashmina – que geralmente é muito caro.

 

Pradesh

(hindi)
Estado.

 

Pranayama

(sânscrito)
Controle da respiração.  Além dos asanas (posturas), as técnicas de pranayama também fazem parte da filosofia do yoga.

 

Puja

Uma cerimonia ritual hindu.  Os pujas variam muito dependendo da ocasião da cerimonia, do ramo de hinduísmo, da região da Índia, e da divindade ou pessoa que está sendo venerada ou reverenciada.

 

Puranas

Uma grande coleção de literatura antiga indiana, escrita principalmente em sânscrito.  Os textos são muito diversos e inspiraram uma grande variedade de práticas religiosas e culturais na Índia.

 

Pyaar

(hindi)
Amor.  Ishq, mohabbat, e prem são outras palavras que também significam “amor” em hindi – e por isso aparecem muito nos nomes dos filmes (e das músicas) de Bollywood!  Em hindi, “eu te amo” é “main tumse pyaar karta hoon” (falado por um homem), ou “main tumse pyaar karti hoon” (falado por uma mulher).

 

Ramayana

Um de dois antigos épicos sânscritos que são especialmente importantes no hinduísmo, o outro sendo o Mahabharata.  O Ramayana conta a história do príncipe Rama (uma incarnação do deus hindu Vishnu) e sua esposa Sita.

 

Rickshaw

(inglês – tipicamente escrito “riquixá” em português)
O rickshaw original foi um tipo de “carroça” com duas rodas – puxada por uma pessoa.  Este meio de transporte foi muito comum no passado em vários países asiáticos (inclusive a Índia), mas hoje em dia estão sumindo.  Meios de transporte mais comuns na Índia atualmente são o cycle rickshaw (ciclo-riquixá) e o auto rickshaw.
O cycle rickshaw indiano é como o riquixá tradicional, com um banco e duas rodas atrás – só que a parte de frente é como uma bicicleta, e o “condutor” move o riquixá pedalando (em vez de puxar o veículo a pé).
O auto rickshaw é uma versão motorizada deste veículo, também com três rodas.

 

Rúpia

“Rúpia” é o nome em português da moeda da Índia (é chamado de rupee na Índia).  Atualmente, um real brasileiro vale por volta de 20 rúpias indianas.

 

Sadhu

(sânscrito/hindi)
Um sadhu é um asceta hindu.  Os sadhus vivem uma vida de renúncia, dedicada a práticas espirituais.

 

Sat Sri Akal

(panjabi)
O cumprimento tradicional dos adeptos do sikhismo.

 

Shakti

Literalmente “poder”, o termo shakti também se refere especificamente ao poder feminino divino (ou à manifestação feminina do poder divino).

 

Shanti

(sânscrito/hindi)
Paz.

 

Shri / Sri

Um honorífico indiano.  No uso mais básico do termo, Shri (ou Sri) funciona como o português “Senhor” – mas esse termo também tem uma gama mais ampla de usos na Índia para mostrar respeito em diferentes contextos.

 

Shukriya

(hindi)
Obrigado.  Dhanyavaad é outra palavra que significa a mesma coisa, mas a frase inglesa “thank you” é talvez o jeito mais comum para expressar agradecimento na Índia hoje em dia!

 

Shudra

Uma das antigas castas indianas.  Os Shudras tradicionalmente eram camponeses.

 

Slum

(inglês)
Favela.

 

Thik hai

(hindi)
Tá bom.  OK.

 

Tollywood

A indústria de cinema da língua bengali (com base na cidade de Calcutá), que faz parte do cinema indiano.

 

Vaishya

Uma das antigas castas indianas.  Os Vaishyas tradicionalmente eram comerciantes.

 

Vedas

Os livros sagrados mais antigos do hinduísmo.

 

Vipassana

Uma técnica muito rigorosa de meditação.

 

Yaar

(hindi)
Um termo usado frequentemente na Índia para tratar a um amigo. Dost é a tradução literal de “amigo”; yaar é tipo “mano”.

 

Yamuna

O segundo mais sagrado rio da Índia, depois do Ganges.

 

Yatra

(sânscrito/hindi)
Peregrinagem.

 

Yoga

(sânscrito)
Yoga (às vezes “ioga” em português) é uma filosofia hindu, que consiste em disciplinas e exercícios físicos e mentais.  O aspecto mais famoso do yoga é as posturas (chamadas de asanas), que também viraram popular como exercícios físicos no ocidente durante as últimas décadas – mas a filosofia hindu de yoga também consiste em diversas outras práticas, entre elas o pranayama, exercícios de controle respiratório.  Existem vários estilos de yoga – como o hatha yoga e o ashtanga yoga, entre outros.

 

Yogi

(sânscrito)
Um praticante da filosofia de yoga.




Confira também nossas páginas sobre as línguas da Índia, as religiões da Índia, e a comida indiana.