Goa

Goa, o menor estado da Índia, foi uma colônia portuguesa por mais de 450 anos até ser anexada pela Índia em 1961, catorze anos depois da independência do país.  Por causa desses séculos de colonialismo português, Goa é o único estado indiano com uma grande porcentagem de católicos – mais de 25% da população.  Ainda tem uns velhos (educados na época colonial) que falam português, mas atualmente são bem poucos.

Hoje em dia, Goa é uma região muito turística por causa das suas praias, sua vibe relaxada, e sua arquitetura colonial portuguesa.  Para muitos brasileiros, não vale a pena pegar um voo para o outro lado do mundo para experimentar coisas de que eles já têm tanto no seu próprio país – mas outros gostam de experimentar tudo isso em um ambiente mais exótico na Índia.  No mínimo, Goa pode ser um lugar relativamente tranquilo para descansar um pouco se você estiver fazendo uma viagem mais longa pelo país caótico da Índia.

A praia de Bogmalo (Bogmalo Beach) em Goa

A praia de Bogmalo

Quase todos os turistas ficam nas várias praias do estado.  A popularidade das praias de Goa entre os turistas estrangeiros começou com os hippies nos anos 60, mas a indústria de turismo no estado já cresceu muito desde aquela época.  Goa virou especialmente popular entre os russos, e tem muitas placas em russo nos restaurantes e nas lojas; além de fazer turismo, muitos russos também já compraram casas em Goa e se mudaram para lá.

Nas altas temporadas (sobretudo dezembro-janeiro), Goa está sempre cheia de turistas (estrangeiros e indianos) de todos os bolsos, com muito desenvolvimento turístico nas suas várias praias.  Nas praias mais populares, tem uma barraca depois de outra por vários quilômetros, cada uma com muitas cadeiras confortáveis e um cardápio cheio de frutos do mar.  Muitos turistas agora preferem as praias dos outros estados da Índia, mas outros ainda gostam da vibe única de Goa.

Fora das temporadas altas, Goa vira um lugar bem mais tranquilo.  A época das monções não é ideal para tirar férias nas praias, mas o resto do estado fica especialmente verdejante nesta época do ano.

Basilica Bom Jesus em Velha Goa

Basilica Bom Jesus em Velha Goa

Não tem praias em Panjim (também “Panaji”), a pequena capital e maior cidade de Goa, nem em Velha Goa, a ex-capital – e por isso muitos turistas acabam não conhecendo.  Mas turistas que gostam de cultura e história procuram conhecer as igrejas, os conventos, e os outros antigos edifícios coloniais destas cidades.

Para quem quiser escapar da multidão na praia, só é preciso pegar um ônibus – pois o resto do estado de Goa, fora do litoral, é pouco visitado pelos turistas.  O interior do estado é muito verdejante com várias cachoeiras (a mais famosa sendo a Dudhsagar), sobretudo na época das monções; oferece uma experiência de uma Goa mais autêntica.  (Como ex-colônia portuguesa, Goa também é o único lugar na Índia que tem Carnaval – mas só nas cidades do interior.)

Cataratas de Dudhsagar (Dudhsagar Falls) em Goa

Cataratas de Dudhsagar

A maior estação ferroviária de Goa é na cidade de Margão (Madgaon); muitos turistas chegam lá.  A estação ferroviária da cidade de Thivim também é útil para quem vai ficar em praias como Calangute ou Candolim, no norte do estado.  (Panjim, a capital e maior cidade de Goa, não tem estação ferroviária.)  A ferrovia não passa pelo litoral de Goa; para chegar na praia, quem chega de trem vai ter que pegar um ônibus barato (ou dois) da estação ferroviária.  (Também é possível ir de taxi ou de autorickshaw, se o seu orçamento permitir; o custo vai depender do seu destino.)

Goa tem um aeroporto internacional, localizado em Dabolim (30km de Panjim, perto da cidade de Vasco da Gama).  Também é possivel chegar em Goa de ônibus, saindo de cidades como Mumbai e Bangalore.

Praias de Goa

No geral, as praias do sul de Goa são um pouco mais tranquilas que as praias do norte do estado, mas o sul também está sendo muito desenvolvido para turismo.  Quanto à areia, geralmente é mais branca nas praias do sul e mais escura nas praias do norte.

Do norte para o sul, estas são algumas das praias mais notáveis de Goa:

Arambol

A primeira praia com destaque para turismo no litoral norte de Goa, Arambol é uma das poucas praias no estado que ainda mantém uma vibe boêmia e alternativa.  É especialmente popular entre viajantes de orçamento baixo.  Tem muitas possibilidades de yoga, meditação, reiki, etc., e uma vida noturna bem relaxada.  Ao norte de Arambol, a praia de Querim é ainda mais tranquila, não sendo desenvolvida para turismo até agora.

Morjim

Esta praia é onde uma espécie de tartaruga marinha ameaçada de extinção nidifica todo ano, enterrando os seus ovos na areia da praia.  Também é famosa por ter muitos imigrantes russos nos últimos anos.  Até recentemente um vilarejo tranquilo de pescadores, muitos habitantes locais reclamam das mudanças grandes que estão acontecendo em Morjim agora.

Vagator

Uma praia relaxada com muitos mochileiros estrangeiros e turistas indianos.  É um destino muito popular para quem gosta de música trance.  Chapora Fort é uma fortaleza da época colonial portuguesa que se pode visitar aqui.

Anjuna

Este era o lugar preferido dos hippies em Goa nos anos 60, e ainda é uma praia muito popular entre os turistas estrangeiros, sobretudo os mochileiros.  O flea market (mercado de pulgas) de quarta-feira e a vida noturna da Anjuna são especialmente famosos e procurados.

Baga

O começo de um longo trecho de praia (até Candolim) que é muito desenvolvido para turismo e geralmente é o trecho mais caro de praia em Goa.  Baga é uma praia muito popular, a escolha de muitas famílias que visitam Goa.  A rua “Tito’s Lane” é o foco da vida noturna aqui.

Calangute

Calangute é a praia mais desenvolvida e comercializada do norte de Goa (e talvez do estado inteiro).  É a escolha de muitos estrangeiros mais adinheirados, e tem muitas opções de hotéis e restaurantes chiques.  A praia frequentemente fica lotada, sobretudo nos fins de semana, pois também é especialmente popular entre os turistas indianos.

Candolim

A continuação da praia de Calangute também é muito desenvolvida, com muitas opções de bons restaurantes.  Também já ficou um pouco cara para os mochileiros.  Ao sul de Candolim, a praia de Sinquerim é a mais tranquila neste trecho de areia.  No final da praia de Sinquerim é a Aguada Fort, uma fortaleza da época colonial portuguesa; aqui se encontra o hotel Vivanta by Taj, com talvez a melhor localização do norte de Goa.

Praias da região central

Nos arredores das cidades de Panjim e Vasco de Gama, tem uma série de praias no litoral central de Goa que são mais frequentadas pelo povo local que pelos turistas.  Entre essas estão as praias de Miramar, Dona Paula, Baina, e Bogmalo.

Colva

Esta praia é a mais desenvolvida do sul de Goa, e é especialmente popular entre os turistas indianas.  É a praia mais próxima à principal estação ferroviária do estado (em Margão).  Colva tem pouca vida noturna em comparação com as outras praias populares do estado, e é menos procurada pelos turistas estrangeiros.

Benaulim

Só um pouco para o sul de Colva, mas muito mais relaxada – e quanto mais você anda para o sul, mais tranquilo.

Agonda

Outra praia relaxada no sul de Goa, Agonda está sendo descoberta pouco a pouco pelos turistas mas ainda é relativamente tranquila.

Palolem

Palolem também é localizada no sul de Goa, mas está sendo desenvolvida muito rápido.  A praia já fica tão lotada como as praias do norte.  É muito popular entre os mochileiros, e tem mais vida noturna que as outras praias do sul.  Mesmo com a comercialização muito rápida de Palolem, tem várias outras praias menos agitadas perto daqui.

Patnem

Só uns 10 minutos de Palolem, mas muito mais tranquila (apesar de não ser mais um “segredo”).  A praia de Patnem é uma boa opção para quem quiser um ambiente mais relaxado, mas não muito longe dos restaurantes e bares de Palolem.

 

Leia no nosso blog sobre o Carnaval de Goa, ou procure hotéis em Goa aqui.