8 músicas indianas essenciais

A Índia tem uma longa e forte tradição musical. As músicas indianas tradicionais utilizam instrumentos como o sitar, o tabla (um par de tambores), e o bansuri (um tipo de flauta) – e essas músicas tradicionais continuam influenciando os ritmos populares da música de Bollywood hoje em dia.

Aqui vamos apresentar algumas das músicas indianas mais populares. A maioria das músicas nesta lista vem dos filmes de Bollywood – já que as músicas desses filmes são as mais amadas na Índia hoje em dia.

Os filmes indianos sempre mostram os atores e atrizes “cantando” e dançando, mas – com pouquíssimas exceções – são outros cantores e cantoras (chamados de “playback singers”) que realmente estão cantando essas músicas! Apesar de não aparecer na tela, os mais famosos desses cantores e cantoras também viraram celebridades na Índia.

Entre as cantoras que se destacam na história de Bollywood estão Lata Mangeshkar e a sua irmã Asha Bhosle; entre os cantores mais famosos estão Kishore Kumar e Mohammed Rafi. Nas últimas décadas, a lista de cantoras importantes inclui Alka Yagnik, Sunidhi Chauhan, e Shreya Ghoshal, enquanto a lista dos cantores mais importantes inclui Sonu Nigam e Udit Narayan. (Quando você assistir os vídeos abaixo, lembre-se que são eles que estão cantando – não os atores e atrizes que você vê nos vídeos!)

(Note: Esta é uma página nova no Tudo Índia; no futuro, esperamos apresentar ainda mais música indiana essencial. Por agora, esperamos que vocês gostem das 8 canções apresentadas abaixo – que estão entre as músicas mais populares e amadas na Índia!)



1.  Kajra Re

Kajra Re” é uma das poucas músicas indianas que muitos brasileiros podem reconhecer – pois foi incluída na trilha sonora da novela brasileira Caminho das Índias.  E apesar de muitos aspectos da novela não serem completamente autênticos, acertaram com esta escolha!  “Kajra Re” foi incrivelmente popular na Índia quando apareceu no filme Bunty aur Babli em 2005 – e continua sendo popular até hoje.

Neste filme, o lendário ator indiano Amitabh Bachchan aparece pela primeira vez com o filho dele, Abhishek, também ator popular – e no vídeo desta música, os dois aparecem com a atriz famosa Aishwarya Rai, Miss Mundo 1994 (que acabou casando com Abhishek em 2007 e virando parte dessa família poderosa de Bollywood!)

O vídeo da música “Kajra Re” ganhou vários prêmios por sua coreografia.  Mais de 10 anos depois, “Kajra Re” ainda é tocada muito em festas e no rádio na Índia.

2.  Chaiyya Chaiyya

Chaiyya Chaiyya”, além de ser uma música muito popular, tem um dos vídeos mais clássicos e memoráveis da história de Bollywood.  Aparecendo no filme Dil Se (1998), o vídeo protagoniza o superastro bollywoodiano Shahrukh Khan e a atriz Malaika Arora.  No vídeo, esses dois – e dezenas de outros dançarinos – dançam em cima de um trem em movimento, enquanto passa pelas paisagens lindas das montanhas do sul da Índia!

A música de “Chaiyya Chaiyya” foi baseada em uma música sufi.  Foi escrita por A.R. Rahman – que ganhou muita fama internacional uma década depois com a trilha sonora do filme britânico Slumdog Millionaire (Quem Quer Ser um Milionário), pela qual ele ganhou dois Oscars em 2009.

3.  Tujhe Dekha To

Muitos consideram a trilha sonora do filme Dilwale Dulhaniya Le Jayenge (1995) a melhor da história de Bollywood.  Este clássico é talvez o mais importante filme romântico de Bollywood – e todas as músicas da sua trilha sonora viraram clássicos também.

O vídeo da canção “Tujhe Dekha To” inclui várias cenas icônicas do ator Shahrukh Khan com a atriz Kajol – o “casal” mais popular da história de Bollywood.  As cenas no campo de mostarda são especialmente famosas.  A voz feminina é da celebrada cantora indiana Lata Mangeshkar.

4.  Choli Ke Peeche Kya Hai

Choli Ke Peeche Kya Hai”, agora um clássico de Bollywood, foi muito polêmica quando apareceu no filme Khalnayak em 1993.  Muitos na Índia julgaram as suas letras obscenas.

“Choli ke peeche kya hai?” (“O que tem atrás da minha blusa?”), canta a popular atriz Madhuri Dixit no vídeo – antes de explicar que é o coração dela atrás da blusa!

5.  Why This Kolaveri Di?

Why This Kolaveri Di?” é o melhor exemplo de uma música indiana fazendo grande sucesso viral nas redes sociais.  Diferente da maioria das músicas nesta lista, “Why This Kolaveri Di?” não vem de um filme de Bollywood – é de um filme de Kollywood, na língua tâmil, do sul da Índia.  E as letras da música nem são da língua hindi – são uma mistura de inglês com a língua tâmil.

Mas depois de vazar na internet no final de 2011, a música virou uma grande sensação viral na Índia inteira – não só nas regiões do país onde falam tâmil.  Foi compartilhado loucamente nas redes sociais, sendo incrivelmente popular entre os jovens indianos e inspirando muitíssimos covers e paródias.  O vídeo oficial da música já recebeu mais de 100,000,000 visualizações no YouTube – e os vídeos não-oficiais já receberam muitos milhões a mais.

6.  Suraj Hua Maddham

Acima falamos de Dilwale Dulhaniya Le Jayenge, o filme clássico de Bollywood com Shahrukh Khan e Kajol nos papéis principais.  O “casal” de atores ficou tão popular que acabaram aparecendo juntos em vários outros filmes, inclusive Kabhi Khushi Kabhie Gham (2001) – outro filme com uma trilha sonora muito popular.

A música “Suraj Hua Maddham”, deste filme, é mais uma música romântica com esse “casal” popular de atores.  O vídeo também reflete a forte (e crescente) tendência em Bollywood de filmar em destinos exóticos – neste caso, Egito.

7.  Yeh Mera Dil

Yeh Mera Dil” é uma música do filme Don, de 1978.  Foi a famosa cantora indiana Asha Bhonsle que cantou – e no vídeo, foi a atriz superpopular Helen que dançou para Amitabh Bachchan.

O filme e a música são clássicos de Bollywood – e uma versão moderna do filme foi produzida em 2006, apresentando uma nova versão da música “Yeh Mera Dil”.  (Esta foi cantada por Sunidhi Chauhan, com a dança da atriz Kareena Kapoor para Shahrukh Khan.)  Mas a canção original continua sendo especialmente popular na Índia.

8.  Mehbooba Mehbooba

Mehbooba Mehbooba” vem do filme Sholay, o clássico bollywoodiano de 1975.  Sholay é um dos filmes indianos mais populares, tanto na Índia como fora – e “Mehbooba Mehbooba” é uma das músicas mais amadas e clássicas do filme. (“Yeh Dosti” é outra.)  Neste video, é a atriz Helen dançando de novo, esta vez para o vilão Gabbar Singh.


(Confira também nossa lista de 10 filmes indianos essenciais ou nossa página sobre a dança indiana!)