Pontos turísticos da Índia

Quem faz turismo na Índia tem uma gama incrivelmente diversa de lugares fascinantes para conhecer.  Entre os pontos turísticos da Índia estão destinos para quem gosta de cultura, natureza, arquitetura, e muitíssimo mais.  Viajar pela Índia às vezes pode cansar – mas as experiências geralmente valem muito a pena.

Nas páginas de Tudo Índia, você pode achar informações sobre muitos dos destinos mais populares na Índia.  Também temos um monte de dicas para quem estiver planejando uma viagem para a Índia.  Estamos sempre perfilando mais destinos e pontos turísticos interessantes na Índia – curta o Tudo Índia no Facebook ou assine o nosso blog para ficar sempre atualizado com as novidades!

Aqui são só alguns dos principais pontos turísticos para conhecer na Índia:

Monumentos históricos

Antes de ganhar sua independência em 1947, o território da Índia foi o domínio de diversos reinos e impérios – entre eles os reinos dos famosos marajás, o Império Mogol, e o Império Britânico.  Os vários reis e imperadores construíram muitos monumentos que estão entre as principais atrações turísticas na Índia hoje em dia.

Taj Mahal

Taj Mahal

Taj Mahal

Uma das “Sete Maravilhas do Mundo Moderno”, o Taj Mahal é um mausoléu construído pelo imperador mogol Shah Jahan para a esposa dele, Mumtaz Mahal, na cidade de Agra.  (Note: não é um templo, e não é hindu!)  Este edifício lindo é reconhecido no mundo inteiro como um grande símbolo de amor.

O Tudo Índia tem uma página com informações muito detalhadas sobre o Taj Mahal – inclusive todas as dicas que você precisa para visitá-lo.

Palácios e fortes antigos

Hawa Mahal em Jaipur

Hawa Mahal em Jaipur

O estado indiano de Rajastão é famoso pelos marajás, ou “grandes reis” – e os antigos palácios e fortes deles atraem grandes números de turistas a Jaipur, Jodhpur, Udaipur, Jaisalmer, e outras cidades reais do estado.

Os fortes do Império Mogol também são impressionantes – entre eles o Forte Vermelho, na cidade antiga de Délhi, e o Forte de Agra, na mesma cidade que o Taj Mahal.

Outro forte impressionante no norte da Índia é o de Forte de Gwalior.  O Palácio de Mysore se destaca entre os palácios dos impérios que reinaram no sul da Índia.

Ruínas antigas

Hampi

Hampi

Com tantos impérios surgindo e sumindo ao longo da história do subcontinente indiano, as ruínas de muitas cidades antigas podem ser visitadas na Índia hoje em dia.  Hampi foi capital de um grande e poderoso império no sul do subcontinente; Orchha foi capital de outro poderoso reino na parte central do que agora é a Índia.  A impressionante cidade fortificada de Fatehpur Sikri foi capital do Império Mogol por apenas 14 anos, antes de ser abandonada com a morte do lendário imperador Akbar.

Khajuraho

Khajuraho

Também há muitas ruínas de templos antigos na Índia – os renomados templos eróticos de Khajuraho são especialmente populares entre turistas no país.

As grutas antigas de Ajanta e Ellora são destinos celebrados, com arte e arquitetura de um milênio e meio atrás.

Mahabalipuram, no sul da Índia, é só mais um dos inúmeros destinos na Índia que abriga diversas ruínas antigas.

Arquitetura colonial britânica

Alguns dos centros históricos mais agradáveis da Índia são os que os britânicos construíram durante a época colonial.

India Gate - Portão da Índia

India Gate

Entre os famosos prédios e monumentos britânicos na Índia estão o Gateway of India e Chhatrapati Shivaji Terminus em Mumbai, India Gate e Rashtrapati Bhavan em Délhi, e Victoria Memorial em Calcutá.

Os britânicos construíram vários “hill stations” no Himalaia para escapar do pesado verão indiano.  Entre as cidadezinhas nas montanhas com muita arquitetura colonial britânica estão Shimla e Darjeeling.

Outros monumentos antigos

A cidade de Délhi é especialmente rica em monumentos antigos.  Fora do Forte Vermelho, outros que se destacam são o Túmulo de Humayun e o Qutb Minar.

O Char Minar é o monumento mais notável da cidade imperial de Hyderabad.

Atrações naturais

Montanhas

montanhas do Himalaia, Kashmir (Caxemira), Índia

Kashmir (Caxemira)

Uma grande parte do Himalaia, a mais alta cadeia montanhosa do mundo, está localizada na Índia.  Ladakh, Kashmir (Caxemira), Sikkim, e várias outras regiões montanhosas estão cheias de vistas incríveis – para mais informações leia nossa página sobre destinos no Himalaia indiano.

Há outras cadeias montanhosas menores no oeste e leste da Índia – os Western Ghats e os Eastern Ghats – que também abrigam muitas paisagens lindas que atraem turistas.

Vida selvagem

Tigre

Tigre na Índia

O animal selvagem mais procurado na Índia é o tigre.  Entre os parques nacionais da Índia onde se podem ver tigres estão Corbett, Ranthambore, Pench, Kanha, e Bandhavgarh.

É comum ver elefantes domesticados na Índia, mas Corbett e alguns outros parques nacionais também têm elefantes selvagens.

Para ver rinocerontes, o melhor destino é o parque nacional de Kaziranga em Assam.

O leão asiático selvagem, hoje em dia, mora só no parque nacional de Sasan Gir em Gujarat.

As montanhas altas do Himalaia também abrigam leopardos, ursos, e outros animais.

A região de Kutchh tem famosos burros selvagens.

É possível ver crocodilos em vários lugares na Índia, inclusive perto de Mahabalipuram.

Mais natureza

Kerala Backwaters

Kerala Backwaters

O estado de Kerala é um dos destinos preferidos na Índia para quem gosta de natureza – viajar de barco pela rede de águas internas dos Kerala Backwaters é a principal atração aqui.  O estado também tem montanhas verdes cheias de plantações de chá e cardamomo, praias cheias de coqueiros e sol, e vários parques nacionais com vida selvagem.

Uma atividade popular entre turistas em Rajastão é fazer um “safári de camelo” no deserto perto da cidade de Jaisalmer.

Entre as praias da Índia, as do estado de Goa são as mais famosas.  Gokarna e Varkala são outros destinos populares entre turistas estrangeiros que procuram uma faixa de areia.  Menos conhecidas entre os turistas estrangeiros são os arquipélagos das Ilhas Andaman e Nicobar e de Lakshadweep.

Religião e espiritualidade

Templos hindus

A população da Índia é imensa, e quase 80% é adepto da religião hindu – é difícil caminhar mais de 10 minutos na Índia sem passar por vários templos hindus.

Meenakshi Amman Temple

Meenakshi Amman Temple

O grande Meenakshi Amman Temple em Madurai é um ótimo exemplar da arquitetura típica dos templos hindus do sul da Índia.  Mas toda cidade do norte e sul da Índia tem diversos templos hindus que podem ser visitados – por exemplo, o Akshardham Temple em Nova Délhi ou o Siddhivinayak Mandir em Mumbai.

Outros templos e mesquitas

Fora do hinduísmo, mais de 250 milhões de indianos são adeptos de outras religiões – e as casas de adoração dessas outras religiões indianas também são destinos populares de turismo na Índia.

O Templo Dourado - Sikhismo (Amritsar, Punjab, Índia)

Templo Dourado

O Templo Dourado em Amritsar é o templo mais sagrado do sikhismo – e o centro da vida espiritual dessa religião de mais de 20 milhões de indianos.

O famoso Templo de Lótus, em Nova Délhi, é um templo da religião Baha’i, de origem persa.

Templo de Lótus, Nova Délhi

Templo de Lótus

Apesar de não ser uma religião de origem indiana, o islã é a segunda maior religião da Índia atual.  Tem várias mesquitas entre os pontos turísticos populares na Índia – a mais famosa sendo o Jama Masjid em Délhi.

Os templos da religião jain estão entre os mais ornamentados e bonitos da Índia; o estado de Rajastão tem vários exemplares lindos, inclusive os templos jains de Dilwara e Ranakpur.

Destinos de peregrinagem

Varanasi

Varanasi

As sete cidades mais sagradas do hinduísmo são Varanasi, Haridwar, Ayodhya, Mathura, Dwarka, Ujjain, e Kanchipuram; todas estão cheias de templos hindus e atraem grandes números de peregrinos.  Nas margens do sagrado Rio Gânges, a caótica cidade de Varanasi é um destino especialmente popular – tanto entre peregrinos hindus como entre turistas estrangeiros na Índia.

Um grande número de outros templos hindus, espalhados pelo país inteiro, são destinos importantes de peregrinagem – o Sri Venkateswara Temple em Tirumala supostamente atrai mais peregrinos que qualquer outro lugar no mundo inteiro!

No Himalaia, Gangotri, Yamunotri, Kedarnath, e Badrinath são as fontes de quatro rios sagrados.  Kanyakumari é o ponto extremo no sul da Índia, e também um lugar popular de peregrinagem entre hindus religiosos.  Vrindavan, perto de Mathura, é um destino espcielamente popular entre devotos do deus hindu Krishna.

Três dos quatro mais importantes lugares de peregrinagem para budistas estão localizados na Índia – Bodhgaya, Sarnath, e Kushinagar.

Amritsar é a mais importante cidade de peregrinagem para os adeptos da religião sikh.

Palitana, com uma colina inteira cheia de templos, é um dos importantes lugares de peregrinagem para os adeptos da religião jain.

Outros destinos espirituais

Thiksay Gompa, um mosteiro budista em Ladakh

Mosteiro budista em Ladakh

A cidadezinha de Dharamsala abriga o Dalai Lama e o resto do governo tibetano em exílio – e assim é um destino especialmente interessante para quem se interessa pelo budismo.  Na região de Ladakh, há muitos mosteiros budistas que podem ser visitados no meio de incríveis vistas montanhosas. (Leia mais sobre destinos budistas na Índia no nosso blog.)

Rishikesh é uma cidade nas margens do sagrado Rio Gânges que virou um destino especialmente popular para turistas que querem estudar ou praticar yoga e/ou meditação na Índia.

Alguns turistas na Índia se interessam em visitar um ashram, que é um tipo de comunidade espiritual indiana; há muitos ashrams na Índia que aceitam visitantes estrangeiros.

Mais pontos turísticos na Índia

Tem muitos museus nas cidades da Índia – inclusive vários nos antigos palácios dos marajás em Rajastão.  O Chhatrapati Shivaji Sangrahalaya em Mumbai é um importante museu localizado em um imponente edifício colonial britânico.

Basilica Bom Jesus em Velha Goa

Basilica Bom Jesus em Velha Goa

Fora dos britânicos, que colonizaram a maioria do subcontinente indiano, os português e os franceses também tinham colônias aqui.  Goa (sobretudo Velha Goa) é o melhor destino para ver vestígios da colônia portuguesa, inclusive várias igrejas coloniais.  Pondicherry é o melhor destino para quem se interessa na história da colônia francesa no litoral indiano.

O Nek Chand Rock Garden é um fascinante “jardim de pedras” na cidade ordenada de Chandigarh – e um ótimo destino para quem procura atrações “diferentes” na Índia.