Principais cidades da Índia

Esta página vai apresentar as principais cidades da Índia.  Segundo o último censo indiano em 2011, as maiores cidades na Índia são:

Mumbai – 12.442.373
Délhi – 11.034.555
Bangalore – 8.443.675
Hyderabad – 6.731.790
Ahmedabad – 5.577.940
Chennai – 4.646.732
Kolkata (Calcutá) – 4.496.694
Surat – 4.467.797
Pune – 3.124.458
Jaipur – 3.046.163

Estes números incluem só os municípios mencionados – não as suas áreas metropolitanas, que geralmente são muito mais populosas.  Para comparação, segundo as estimativas mais recentes do IBGE, as populações dos maiores municípios no Brasil são São Paulo – 11.967.825 (comparável a Mumbai ou Délhi); Rio de Janeiro – 6.476.631 (comparável a Hyderabad), Belo Horizonte – 2.921.987, e Brasília – 2.914.830 (estas últimas 2 comparáveis a Jaipur).

As quatro maiores áreas metropolitanas na Índia são as de Mumbai, Délhi, Calcutá, e Chennai – e estas são consideradas as principais cidades do norte, oeste, leste, e sul da Índia, respectivamente.  Os indianos deram o apelido “Quadrilátero Dourado” (“Golden Quadrilateral”) à rede de rodovias boas – as melhores do país – que conectam estas cidades importantes.

Junto com estas quatro cidades, Bangalore, Hyderabad, Pune, e Ahmedabad são cidades em rápido crescimento que também são consideradas entre as cidades mais importantes da Índia hoje em dia.

Delhi

Nova Délhi é a capital da Índia – e combina com a cidade antiga de Velha Délhi para formar a grande metrópole de Délhi.  Délhi tem uma longa história, com sete cidades diferentes construídas por impérios e governos diferentes no mesmo lugar ao longo dos milênios.

Mumbai

Também chamada de “Bombaim” em português e “Bombay” em inglês, Mumbai é o foco da maior área metropolitana da Índia e a sede da famosa indústria cinematográfica de Bollywood.   A cidade de Mumbai é o foco da economia indiana e a capital do estado indiano de Maharashtra.

Calcutá

Chamado de “Kolkata” na Índia, Calcutá é mais conhecida no Brasil como a cidade onde Madre Teresa trabalhou com os pobres.  Na Índia, Calcutá – capital do estado de Bengala Ocidental – é mais famosa como o centro da grande cultura bengali, que já produziu vários personagens de fama mundial em diversos campos artísticos, como o poeta Rabindranath Tagore e o cineasta Satyajit Rai.

Chennai

Antigamente conhecido como “Madras”, a cidade indiana de Chennai é o foco da cultura tâmil – historicamente a mais importante do sul do país.  Chennai também é capital do estado de Tamil Nadu.

Bangalore

Bangalore é o centro da famosa indústria indiana de tecnologia e a sede de inúmeras empresas de software e outsourcing.  Capital do estado de Karnataka, a cidade recentemente trocou seu nome oficial de volta para o antigo nome de “Bengaluru” – mas todo mundo ainda chama ela de Bangalore.

Hyderabad

Sede de várias dinastias islâmicas nos séculos antes da independência da Índia, atualmente Hyderabad é capital do estado de Telangana.  A cidade é muito importante na moderna indústria tecnologia do país, mas ainda guarda muitos vestígios do seu passado imperial.

Ahmedabad

Ahmedabad é a capital de Gujarat, um dos estados mais ricos da Índia.  O ashram do Mahatma Gandhi é localizado nesta cidade, que foi a sede de muitas atividades dele durante a luta para a independência da Índia.

Pune

Localizada no estado de Maharashtra, apenas umas horas de Mumbai, a cidade indiana de Pune é um centro da cultura marathi – e outra cidade muito importante na indústria indiana de tecnologia.

Jaipur

Mais conhecida pelos brasileiros como a cidade onde a novela Caminho das Índias foi filmada, a “cidade rosa” de Jaipur é um dos destinos turísticos mais populares na Índia.  Vários palácios e monumentos antigos podem ser visitados na cidade, que originalmente foi construída como a capital dos marajás da região.  Hoje em dia, Jaipur é capital do estado de Rajastão.

Kochi

Também chamada de “Cochim” em português e “Cochim” em inglês, Kochi é uma cidade importante no litoral do estado de Kerala, no sul da Índia.  A cidade tem uma longa história como um centro de comércio internacional, e sua cidade antiga reflete uma grande mistura de culturas.

Varanasi

Localizada nas margens do sagrado Rio Gânges, a cidade indiana de Varanasi (também chamado de “Benares”) é uma das mais sagradas para os adeptos da religião hindu, que formam quase 80% da população da Índia.

Amritsar

O famoso Templo Dourado, o lugar mais sagrado da religião de sikhismo, se encontra na cidade de Amritsar.  A cidade está localizada no famoso estado indiano de Punjab, onde a maioria é adepta desta religião indiana.

Chandigarh

Chandigarh é uma cidade “planejada” (como Brasília) que serve como capital dos dois estados de Punjab e Haryana; foi desenhada pelo famoso arquiteto francês Le Corbusier.  Diferente da maioria das cidades indianas – onde o caos geralmente reina – Chandigarh é uma cidade ordenada, organizada, verde, limpa, e tranquila.

Agra

Agra foi capital do grande Império Mogol durante muitos anos, e os monumentos que este império deixou estão entres os mais famosos da Índia – o mais famoso sendo o lendário Taj Mahal.

Mysore

Mysore foi o centro de um reino antigo no sul da Índia; é uma das cidades mais importantes do estado indiano de Karnataka hoje em dia.  O palácio real dos marajás de Mysore é um dos mais impressionantes e famosos da Índia.

 

Veja também nossa página sobre os principais pontos turísticos da Índia, ou leia mais sobre a cultura indiana no nosso blog.