Rajasthan (Rajastão)

Rajasthan, ou Rajastão em português, é um dos estados mais fascinantes e culturalmente ricos da Índia.  É a terra fabulosa dos famosos marajás, ou maharajas – os “grandes reis”.

O nome “Rajasthan” literalmente significa “terra dos reis” e, até a época colonial britânica, tinha muitos reinos distintos aqui – cada um sendo o domínio de um marajá diferente.  As cidades antigas do estado, com seus palácios opulentos e fortalezas impressionantes, atraem muitos turistas do mundo inteiro.

Apesar do fato que todos os diversos reinos poderosos dos marajás foram integrados na colônia britânica da Índia ao longo dos anos, os descendentes desses reis ainda são donos dos palácios ancestrais das suas antigas famílias reais.  Alguns são atrações turísticas hoje em dia, enquanto outros foram convertidos em hotéis de cinco estrelas onde você pode passar umas noites – se o seu orçamento permitir!

Jaipur

Hawa Mahal em Jaipur

Hawa Mahal em Jaipur

Quem assistiu Caminho das Índias vai reconhecer a cidade de Jaipur, onde filmaram uma grande parte da novela brasileira.  É conhecida como “a cidade rosa” pela cor característica dos edifícios da cidade antiga.

O enorme City Palace (“Palácio da Cidade”) é o palácio mais importante de Jaipur e a principal atração da cidade antiga.  A fachada do Hawa Mahal (“Palácio das Brisas”), uma extensão do City Palace, é a mais icônica da cidade; a função original do edifício era permitir as mulheres da família real observar a vida da cidade sem serem vistas.

O Jal Mahal (“Palácio da Água”) é situado em uma ilha no meio de um lago; este é muito fotografado da orla do lago, mas é uma propriedade privada e não pode ser visitado.

O Jantar Mantar é um famoso observatório astronômico que o Maharaja mandou construir faz quase 300 anos.

Tem muitas fortalezas interessantes para visitar nos arredores de Jaipur.  A mais impressionante é a Amber Fort, localizada a uns 10 quilômetros da cidade.

Jodhpur

Jodhpur, Rajasthan, Índia

A cidade de Jodhpur

A cidade de Jodhpur é conhecida como “a cidade azul”; muitas casas na sua cidade antiga são pintadas dessa cor.

Mehrangarh é o nome da fortaleza enorme que domina a cidade de Jodhpur.  É a maior e mais impressionante fortaleza do estado de Rajasthan; nunca foi capturada em 500 anos de operação.

Udaipur

Udaipur é conhecida como “a cidade dos lagos”; os dois maiores são chamados Fateh Sagar e Pichola.  Em uma ilha no meio do Lago Pichola está o Lake Palace (“Palácio do Lago”), que ficou muito famoso depois de aparecer em um filme de James Bond (Octopussy, em 1983).  Hoje em dia, é um hotel de luxo.

O palácio principal da cidade é o Udaipur City Palace (“Palácio da Cidade de Udaipur”), um vasto complexo situado na orla do Lago Pichola e um dos principais pontos turísticos da cidade.

Jaisalmer

Jaisalmer é chamada “a cidade dourada” pela cor característica dos seus edifícios.  Uma cidadezinha bem menor que as outras cidades famosas de Rajasthan, Jaisalmer é talvez a mais linda.

Diferente das outras fortalezas do estado, a fortaleza do Jaisalmer ainda “vive” – é cheia de moradias, lojas, hotéis, pousadas, e mais, tudo dentro de suas muralhas.

Jaisalmer é localizada no meio do deserto, longe das outras cidades do estado.  Muitos turistas fazem um “camel safari” (“safári de camelo”) de 2-7 dias no deserto ao redor da cidade.  Tem muita variação na qualidade desses safáris; procure indicações de guias ou empresas confiáveis antes de comprar.

Pushkar e Ajmer

Pushkar é famosa pela feira de camelos que acontece na cidade durante cinco dias cada novembro.  A feira atrai comerciantes do estado inteiro de Rajasthan, que vêm para comprar e vender camelos, cavalos, burros, e outros animais – e também atrai turistas do mundo inteiro, que vêm para acompanhar o espetáculo.

Os turistas também visitam a cidade de Pushkar o ano inteiro para ver os seus templos e o seu lago.  O templo mais famoso de Pushkar é um templo de Brahma – um dos únicos templos no país dedicado a este importante deus hindu.

A cidade de Ajmer é muito perta de Pushkar, mas muito menos turística e com um caráter completamente diferente.  No centro da cidade é o Dargah, um importante lugar de peregrinação para os muçulmanos indianos.  Ajmer também é uma ótima opção para hospedagem quando a multidão chega a Pushkar para a feira de camelos, com mais quartos disponíveis a preços mais razoáveis.

Outros destinos em Rajastão

Uma das fortalezas mais impressionantes de Rajastão (e da Índia) é o de Chittorgarh.

Ranthambore National Park é um dos diversos parques nacionais na Índia onde é possível ver tigres selvagens.

Bikaner é uma alternativa a Jaisalmer para quem quiser conhecer o deserto de Rajastão em uma cidade menos turística.  Como Jaisalmer, Bikaner tem um forte famoso e a possibilidade de fazer “safári de camelo”. O famoso “Templo dos Ratos” é outro destino turístico que está localizado não muito longe da cidade.

Com uma fortaleza impressionante e casas pintadas de azul como as de Jodhpur, Bundi é outra cidadezinha que é popular entre turistas em Rajastão.

Mount Abu é uma cidade pequena nas montanhazinhas (Aravali Hills) do sul de Rajastão – é um destino muito popular entre turistas indianos no verão, quando tem temperaturas mais agradáveis que o resto da região.

O delicadamente ornamentado templo jainista de Dilwara é uma grande atração que se encontra bem perto de Mount Abu.  (Saiba mais sobre essa religião indiana pouco conhecida.)

Outro lindo templo jainista em Rajastão pode ser visitado na cidade de Ranakpur.

Com muitas lindas casas tradicionais (havelis), a região de Shekhawati é um lugar para sair da rota turística – apesar de não estar localizado muito longe de Délhi e Jaipur.

 

Leia também nossas páginas sobre Délhi e Mumbai, ou procure hotéis em Jaipur, Jodhpur, Udaipur, Jaisalmer, Pushkar, ou Ajmer.