Sobre mim

AlexOi!  Meu nome é Alex.  Nasci e cresci nos Estados Unidos, morava intermitentemente na Índia entre 2006 e 2014, e casei com a minha esposa Dani no Brasil em 2015; atualmente moramos em Belo Horizonte – quando não estamos viajando na Índia ou pelo mundo!

Como foi que eu acabei passando anos da minha vida na Índia?  Começou quando eu ainda morava na Califórnia, trabalhando para um grupo de 15 empresas americanas que tinham uma grande parte das suas operações na Índia.  Eu tinha muitas responsabilidades diversas neste emprego, entre elas a supervisão de uma equipe de umas 40 pessoas na cidade indiana de Ahmedabad.  A empresa alugou um apartamento para mim na cidade, e eu acabei dividindo meu tempo entre a Índia e a Califórnia – indo e vindo cada 1-2 meses.

Durante o tempo que morava em Ahmedabad, vivi uma vida indiana pela primeira vez – fui para o escritório para trabalhar toda manhã, almocei e jantei nos restaurantes do meu bairro, viajei um pouco nos fins de semana, vi filmes indianos, fui para shows de músicos indianos com os meus amigos, etc.  Também comecei a aprender a falar hindi nessa época.

Eu tinha poupado uma grana antes de deixar aquele trabalho (em março de 2008) e parti para uma longa viagem pelo mundo – mas claro que eu ia voltar para a Índia!  Passei uns meses lá (principalmente em Délhi) em 2009, e voltei no final de 2010 para passar uns 6 meses em Mumbai.  A minha intenção era descansar um pouco das minhas viagens loucas pelo mundo, e aproveitar desse tempo “parado” para fazer umas aulas e aprender umas coisas novas.  As aulas eram todas em hindi, que eu já podia falar a um bom nível intermédio.

Um dos vários cursos em que me inscrevi foi um curso de atuação, na escola de um famoso ator de Bollywood (Anupam Kher).  Não tinha nenhuma intenção de procurar trabalho como ator, mas (longa história!) acabei indo para uma audição – e ganhando um papel em uma das novelas mais populares daquele ano.  Já que não tinha muito mais dinheiro na poupança, decidi continuar voltando para Mumbai e procurando mais trabalho na cidade.

Os anos seguintes da minha vida tinham várias estadias de 5-6 meses na Índia intercaladas com mais andanças pelo mundo, inclusive umas visitas ao Brasil.  Trabalhei bastante em Mumbai como ator, dublador, e tradutor de roteiros.  Apareci (as vezes minha cara, as vezes só minha voz) em vários programas de televisão, filmes, e comerciais.  Trabalhei com vários atores muito famosos.  Também perdi várias oportunidades para interpretar papeis ótimos em filmes grandes porque estava sempre indo e vindo, então nunca dava para construir uma boa carreira lá – mas ganhei um pouco de grana, tinha muitas experiências legais, e fiz muitas novas amizades.

Eu passei um tempo no Brasil de novo em 2012, e foi durante esses meses que eu conheci a Dani.  Nos casamos em 2015 em Belo Horizonte.  Coincidentemente, ela sempre tinha sonhado em viajar para a Índia – então já planejamos uma viagem para lá!  (Aliás, a Dani se formou como professora de yoga aqui no Brasil em 2014 pela organização indiana Sivananda.)

Já viajei muito pelo mundo – mais de 70 países! – mas a Índia sempre vai ser um lugar especial para mim, depois de ter morado lá tanto tempo.  Espero que este site ajude vocês a aprenderem mais sobre este país fascinante – ou até planejarem uma viagem para conhecer a Índia pessoalmente!