Tudo sobre a Índia

A Índia é um país fascinante – e incrivelmente diverso!  Aqui você vai achar umas informações básicas sobre a Índia e seus povos; para mais detalhes, sugerimos estes 2 artigos populares do Blog Tudo Índia:

População

A população da Índia é de 1.210.193.422 habitantes, segundo o último censo indiano em 2011. (A população foi estimada a 1.276.267.000 em 2015.)

A Índia tem a segunda maior população do mundo, depois apenas da China.  Para mais detalhes, leia 3 fatos incríveis sobre a população da Índia no nosso blog.

Área

A área da Índia é de 3.287.590 km2.  A Índia é o sétimo maior país do mundo, depois de Rússia, Canadá, China, Estados Unidos, Brasil, e Austrália.

A densidade da população da Índia é de aproximadamente 388/km2.

Capital

A capital da Índia é Nova Délhi.

Localização

A Índia é localizada no sul da Ásia.  Tem fronteiras com Paquistão, China, Nepal, Butão, Bangladesh, e Myanmar (Birmânia).



Moeda

A moeda da Índia é a rúpia indiana.

Atualmente (2016), um real brasileiro vale aproximadamente 20 rúpias indianas.  Um dólar americano vale umas 65-70 rúpias indianas, e um euro vale umas 70-80 rúpias indianas.

Bandeira

A bandeira da Índia:

bandeira da india

Maiores cidades

As maiores cidades da Índia são as seguintes:

Mumbai – 12.442.373
Délhi – 11.034.555
Bangalore – 8.443.675
Hyderabad – 6.731.790
Ahmedabad – 5.577.940
Chennai – 4.646.732
Kolkata (Calcutá) – 4.496.694
Surat – 4.467.797
Pune – 3.124.458
Jaipur – 3.046.163

Estes números são do último censo indiano em 2011, e incluem só os municípios mencionados – não as suas áreas metropolitanas.  As maiores áreas metropolitanas na Índia são as de Mumbai, Délhi, Kolkata, Chennai, e Bangalore.  Para mais informações, veja também nossa página sobre as principais cidades da Índia.

Estados

A Índia tem 29 estados e 7 “territórios da união” (union territories).

Estados:
Andhra Pradesh
Arunachal Pradesh
Assam
Bihar
Chhattisgarh
Goa
Gujarat
Haryana
Himachal Pradesh
Jammu & Kashmir
Jharkhand
Karnataka
Kerala
Madhya Pradesh
Maharashtra
Manipur
Meghalaya
Mizoram
Nagaland
Orissa
Punjab
Rajasthan
Sikkim
Tamil Nadu
Telangana
Tripura
Uttaranchal
Uttar Pradesh
West Bengal

Territórios da União:
Andaman and Nicobar Islands
Chandigarh
Dadar and Nagar Haveli
Daman and Diu
Lakshadweep
National Capital Territory (Délhi)
Pondicherry

Religiões

As principais religiões da Índia hoje em dia são as seguintes:

Hinduísmo – 79,80%
Islã – 14,23%
Cristianismo – 2,30%
Sikhismo – 1,70%
Budismo – 0,70%
Jainismo – 0,37%

As porcentagens acima são do último censo indiano em 2011; 0,90% da população afirmaram seguir outras religiões ou nenhuma religião.

O hinduísmo, o sikhismo, o budismo, e o jainismo são religiões que nasceram na Índia.  Leia nossa página sobre as religiões da Índia para mais detalhes sobre essas religiões.

Línguas

A Índia tem 2 línguas oficiais, o hindi e o inglês, com 21 outras línguas reconhecidas oficialmente na constituição do país: assamês, bengali, bodo, dogri, gujarati, kannada, kashmiri, konkani, maithili, malayalam, meitei, marathi, nepali, oriya, panjabi, sânscrito, santhali, sindhi, tâmil, telugu, e urdu.

A situação linguísica da Índia é muito complexa; para mais detalhes, leia nossa página sobre as línguas da Índia.

Governo

A Índia é uma república federal, e a maior democracia do mundo.

O primeiro-ministro atual é Narendra Modi; o presidente é Pranab Mukherjee.

Os 2 maiores partidos políticos na Índia são o Bharatiya Janata Party (“BJP”) e o Indian National Congress (“Congress”).  O Congress é um partido da esquerda; controlou o governou durante a maioria da história da Índia independente.  O BJP é um partido da direita e está em poder atualmente.

Comida

A comida da Índia varia muito de uma região para outra – para mais informações, inclusive um glossário detalhado de pratos típicos indianos, veja nossa página sobre a comida indiana.

Cultura

A cultura da Índia é incrivelmente diversa.  Para mais informações, leia as postagens sobre a cultura indiana no Blog Tudo Índia.

Mais informações sobre a Índia

A Índia ganhou a sua independência do Reino Unido em 1947, no dia 15 de agosto.  Também tinha várias colônias portuguesas no litoral da Índia durante muitos séculos (a maior sendo Goa); estas foram integradas no novo país da Índia em 1961.

A Índia tem a maior indústria de cinema no mundo; para mais informações, leia nossa página sobre o cinema indiano – e veja também nossa lista de 10 filmes indianos essenciais.

O esporte mais popular na Índia é o críquete; o país ganhou a Copa do Mundo de Críquete duas vezes, a mais recente sendo em 2011.  Este esporte, de origem britânico, é de longe o esporte mais praticado pelos indianos – e muitos dos melhores jogadores britânicos, australianos, etc., participam na IPL (Indian Premier League), que é uma das ligas mais importantes e populares de críquete no mundo.  (Apesar do esporte de futebol ser menos praticado na Índia, muitos indianos seguem as ligas estrangeiras.)

O sistema de castas foi oficialmente abolido na Índia, mas ainda existe em prática atualmente na sociedade indiana; veja mais detalhes sobre o sistema de castas na Índia no nosso blog.

A Índia tem o maior sistema ferroviário do mundo, chamado de Indian Railways.

Entre os principais rios da Índia estão o Ganges, o Yamuna, e o Brahmaputra.  O Ganges é especialmente sagrado para os adeptos do hinduísmo.

O clima da Índia varia muito do norte para o sul; para mais detalhes, leia nossa página sobre o assunto.

Apesar do nome “Índia” ser utilizado em português e inglês, o nome da Índia em muitas línguas locais é “Bharat”; este nome também aparece na constituição do país.  Outro nome que os indianos frequentemente usam para chamar o país nas línguas locais é “Hindustan”.

Confira também nosso glossário de palavras indianas para explicações sobre muitos outros termos.

**********

Esperamos que este resumo lhe ajude com sua curiosidade ou suas pesquisas sobre a Índia.  Acompanhe o Blog Tudo Índia para mais informações sobre este pais fascinante!  Confira agora alguns dos nossos artigos mais populares:
9 mitos sobre a Índia que você precisa parar de acreditar
5 coisas que você ouviu falar sobre a Índia… que são verdades!

Ou confira esta lista de interessantes livros sobre a Índia, se você quiser ler ainda mais sobre o país.