Viajando de ônibus na Índia

Com um sistema ferroviário tão extenso, viajar de ônibus na Índia é uma opção menos popular.  Não existe ônibus direto para trechos longos (por exemplo, de Nova Délhi para Mumbai).

Mais existem ônibus no país inteiro, e podem ser úteis em muitos casos.  Ônibus é o principal meio de transporte nas montanhas (do Himalaia e do sul) e no nordeste do país, regiões onde não foram construídos muitos trilhos de trem.  Também tem poucas estações de trem no pequeno estado de Goa, por exemplo.  E os ônibus são muito úteis para viagens não muito longas (quer dizer, dentro de um estado ou para os estados vizinhos) quando não tem passagens de trem disponíveis.  Tem 2 tipos de ônibus – estatais e privados.

Ônibus estatais – Cada estado tem uma empresa estatal de transporte, que geralmente inclui a sigla SRTC (“State Road Transport Corporation”) ou alguma coisa parecida – por exemplo, RSTRC (no estado de Rajasthan) ou UPSRTC (no estado de Uttar Pradesh).  Esses ônibus geralmente não são muito confortáveis – mas são muito baratos.  Não se compra a passagem com antecedência – ela é paga no ônibus, mesmo para viagens relativamente longas.  Um assento não é garantido; muitos acabam viajando em pé.  Em alguns estados (por exemplo, Kerala), as empresas estatais agora oferecem alguns ônibus de melhor qualidade em algumas rotas, com ar condicionado, cadeiras que reclinam, etc., mas isso ainda não é muito comum para os ônibus estatais no país inteiro.  “Government bus” se refere aos ônibus estatais.

Ônibus privados – Esses são mais confortáveis que os ônibus estatais (embora ainda não cheguem ao mesmo padrão de qualidade que os ônibus disponíveis na maior parte do Brasil).  Comumente chamado simplesmente de Volvo bus, ou as vezes luxury bus ou express bus, esses ônibus têm assentos que você pode reservar antes da viagem.  Têm cadeiras que reclinam, e a maioria tem ar condicionado – coisas que quase nenhum government bus têm.  Os ônibus privados são mais caros que os ônibus estatais, mas uma viagem de ônibus privado na Índia ainda custa menos que uma viagem da mesma duração no Brasil.

Alguns ônibus privados que viajam pela noite são sleeper bus, com algum tipo ou outro de cama.  Se estiver viajando sozinho, peça um single (cama para uma pessoa) – senão poderá acabar dividindo o espaço com um desconhecido (do mesmo sexo)!

Muitas cidades indianas têm algum tipo de terminal rodoviário de onde saem os ônibus estatais, mas é comum para os ônibus privados partirem de outros lugares na cidade, as vezes bem longe desse terminal – depende de onde a empresa é localizada.  Algumas cidades até têm outra estação rodoviaria para os ônibus privados.  Quem vai viajar de ônibus tem que indagar em cada cidade sobre onde pode comprar passagens e onde pode pegar o ônibus.  Nas cidades grandes, os ônibus param em vários lugares antes de sair da cidade para o embarque de passageiros.

Em algumas regiões, algumas pessoas até sobem para viajar em cima do ônibus com a bagagem (embora isso seja ilegal hoje em dia)!

Os ônibus param no caminho de vez em quando para comida e banheiro.  Quase nunca tem banheiro no ônibus.

Saiba que a maioria das estradas na Índia não é da melhor qualidade; viajar de trem geralmente é mais confortável e mais seguro.




Leia também nossas páginas sobre transporte local e hotéis na Índia.